tribuna socialista

quinta-feira, abril 13, 2006

QUE DEMOCRACIA É ESTA?????


Os deputados foram para férias e, ainda por cima, terão assinado uma presença que não se verificou!

Esta é a notícia que encheu jornais e abriu telejornais ... sempre acompanhado de inquéritos de rua, com as respostas selecionadas contra os políticos que são todos iguais!!..

Daqui por uns dias, passa mais um ano sobre o 25 de Abril de 1974 ... para alguns, parece que antes dessa data os políticos não eram todos iguais ...

Mas será que em 2006 temos em Portugal alguma democracia parecida com a democracia que jovens, mulheres e homens quiseram construir nas ruas, nos locais de trabalho, nas escolas, a seguir ao 25 de Abril de 1974?

Ou temos uma democracia parecida com a democracia formal, burguesa, dos lobbies, da representação em proveito próprio que já vigorava numa Europa que também já se tinha esquecido dos momentos de libertação do nazismo no pós-2ª guerra mundial?

A democracia portuguesa está, cada vez mais, igual à democracia (!) que vigora nas empresas deste país: democracia para as administrações e direcções, rolha na boca para os restantes!

Esta é que é a realidade! ... e a Assembleia da Republica segue o exemplo.

Mas quanto aos deputados faltosos, é importante que se realce que os mais faltosos foram 50 do PSD e 49 do PS! ... Ou seja, os partidos do chamado "centrão", os partidos da "alternancia" que alguns querem apresentar como a verdadeira democracia ...

A democracia portuguesa é hoje uma formalidade, uma fachada sem edificio! Os cidadãos parece que só existem para o exercicio dos seus deveres, esquecendo-se sistemáticamente, como regra, os seus direitos. Há uma imensa lei da rolha e do medo que vai condicionando a iniciativa cidadã e popular!

Mas é possível MUDAR, é possível trazer de volta o 25 de Abril para as ruas, para as escolas, para os locais de trabalho! Porque é que foi possível aos jovens e trabalhadores franceses derrotarem uma lei neo-liberal, o chamado "Contrato do Primeiro Emprego" (CPE), descendo às ruas e lutando ... até ao objectivo pretendido ?!


Posted by Picasa

Sem comentários: