(in Público, de 19.Maio.05)
O Público de hoje insere na página 19 uma notícia sobre o debate em França, a propósito do referendo à chamada Constituição europeia. A decorar a referida notícia surge uma fotografia (que reproduzimos) com a seguinte legenda "Os franceses estão profundamente divididos entre o sim e o não ao tratado constitucional".
O que exibe essa fotografia? Um cartaz do "Não" e outro do "Sim". Até aqui nada de especial. Só que o cartaz do "Não" é um cartaz do partido da extrema-direita fascista francesa, a "Frente Nacional" de Le Pen.
A colocação desta imagem não é inocente! Decorre da desinformação que os partidários do "Sim" (essa enorme coligação de dirigentes de direita, com dirigentes da Internacional Socialista, de governos e de Chefes de Estado, todos juntos mais os grandes dos media) fazem com o apoio e o megafone dos principais "media", como é o caso do Público, em Portugal.
Os partidários do "Não" não são todos de esquerda ou todos de direita. Há uma grande diversidade de posições e de opiniões. Mas um recente estudo de opinião em França dava conta de uma posição maioritária das esquerdas entre os partidários do "Não". Do lado do "Sim" - também plural ! - a maioria já era mais afecta às direitas ...

Sem comentários:
Enviar um comentário