tribuna socialista

sábado, janeiro 22, 2005

TRIBUNA SOCIALISTA - Democracia & Socialismo

A partir de agora, TRIBUNA SOCIALISTA e DEMOCRACIA & SOCIALISMO passam a ser um só espaço:

TRIBUNA SOCIALISTA - Democracia & Socialismo

Este é um espaço socialista onde o debate se faz à esquerda e pela renovação do Socialismo. O Socialismo como a alternativa ao capitalismo/liberalismo. O Socialismo como alternativa de liberdade e de democracia. O Socialismo construído pela iniciativa organizada dos trabalhadores, dos jovens, de todos os que querem uma alternativa à chamada economia de mercado. Sem dirigismos, sem burocratismos, sem estatismos, sem totalitarismos: um SOCIALISMO LIBERTÁRIO!

Estamos na esquerda e é nela e com ela que queremos debater as questões que se colocam ao dia-a-dia dos tempos de hoje. Nunca esquecendo o vasto património histórico do movimento socialista.

Na esquerda assumimo-nos como SOCIALISTAS LIBERTÁRIOS. Rejeitamos todas as formas de totalitarismo, de burocratismo e de dirigismo, tal como rejeitamos o liberalismo e o capitalismo, mesmo quando se apresentam com as roupagens de "economia de mercado"!
A alternativa socialista por que lutamos, tem de surgir da capacidade de auto-organização e esta tem de ser iniciativa do movimento dos trabalhadores e dos movimentos de cidadãos que hoje constestam as consequências do liberalismo nacional e globalizado.

Na vespéra de mais uma campanha eleitoral, apelamos e apelaremos ao voto contra a direita, ao voto pela derrota implacável do governo PSD/CDS. Defendemos uma ALTERNATIVA DE ESQUERDA COM PROGRAMA E POLÍTICAS DE ESQUERDA ao actual governo de Santana e Portas. Não temos nada contra uma maioria absoluta do PS, desde que isso não signifique a repetição dos erros que motivaram a derrota de Guterres perante a direita. Consideramos, no entanto, que a melhor solução seria um governo que traduzisse a maioria social deste País que quer mudança! Esse governo teria de assentar no esforço unitário dos principais partidos de esquerda, o PS, o PCP e o Bloco de Esquerda.

Para o teste do voto, consideramos correcto que as esquerdas assumam a sua diversidade e consigam mobilizar, pelo esclarecimento das propostas eleitorais, mais e mais trabalhadores, mais e mais jovens, mais e mais cidadãos, para que no momento de formação de um novo governo, a esperança ajude, de novo, à mobilização pela mudança política, social e económica ! Lutaremos para que seja uma mudança com um sentido democrático e socialista!

Sem comentários: