Uma sondagem publicada ontem em França, dá conta de uma maioria a favor do NÃO à chamada "Constituição Europeia".
53% das pessoas abordadas disseram NÃO à chamada "Constituição Europeia" cozinhada por uma comissão não-eleita presidida pelo liberal Giscard D'Estaing!
Relembramos que no referendo interno no PS Francês, o "Sim" somou 58.000 votantes contra 42.000 pelo "Não"!
Mas enquanto em França continua o debate, por cá, esse debate é evitado. Para cúmulo, o primeiro-ministro Sócrates propôs que o dia do referendo à "Constituição Europeia" coincidisse com o dia das eleições autarquicas. Evita-se o debate, confude-se alhos com bugalhos e apresentar-se-á o resultado como um "grande resultado de adesão à Europa". Que, no final, o povo continue a não entender o que se passa e o que se quer ... parece não ter importância!
Espantasoso é também verificar quem são os aliados do governo de Sócrates em matéria de Europa e de "Constituição Europeia": os derrotados partidos de direita, o PSD e o CDS!!!!!
No interior do PS, a direcção de Sócrates continua a confundir NECESSIDADE DE DEBATE e de CONFRONTO DEMOCRÁTICO DE OPINIÕES com a mais despodurada imposição de uma posição de "Sim" à "Constituição Europeia", através da edição de um suplemento no orgão "Acção Socialista" que mais parece um prospecto de publicidade de uma qualquer marca !!
É preciso que se diga e relembre que não há uma única visão de Europa. O que existe, neste momento, é a tentativa de fazer perpetuar uma Europa liberal e sem participação democrática dos cidadãos contra uma Europa Democrática e Social.

Sem comentários:
Enviar um comentário