Israel atacou e mais de 200 palestinianos morreram ...
Se tivesse acontecido um ataque considerado terrorista em qualquer país ocidental, nas horas seguintes a imprensa teria criado uma clima de extrema tensão com os governos a ajudarem à institucionalização do medo que permitisse mais umas quantas medidas restritivas de liberdades e de direitos sociais!
Neste caso, o ataque pertenceu a Israel que vai gozando, por parte dos governos e estados ocidentais, de uma tolerância inversamente proporcional aquela que existe para ataques do lado palestiniano ...
O certo é que quem paga com este conflito infindável são inocentes palestinianos e israelitas ... A diplomacia internacional, os Estados e os governos têm sido incapazes de produzir resultados palpáveis, concretos e duradouros!
Do lado das consequências deste conflito, não há mais nem menos culpados. Todos sofrem o terror, a chacina e a morte da mesma forma.
Do lado das partes em conflito, é muito vago falar-se em "lado israelita" ou "lado palestiniano"... Este conflito não é um confronto entre "nações"! É hoje, de parte a parte, uma luta fratícida entre fundamentalistas e reacionários nacionalistas da pior espécie ...
Há entre os palestinianos e entre os israelitas, fortes movimentos sociais pela paz que são sistemáticamente ignorados e menosprezados pelos Estados, pelos governos e pela sua cegueira diplomática.
A solução no médio oriente passa pelo fortalecimento desses movimentos de Paz que dão exemplos de como se pode construir a Paz com democracia e com justiça!
Sem comentários:
Enviar um comentário