"Uma estranha loucura se apossou das classes operárias das nações onde reina a civilização capitalista. Esta loucura arrasta consigo misérias individuais e sociais que há dois séculos torturam a triste humanidade. Esta loucura é o amor ao trabalho, a paixão moribunda do trabalho, levado até ao esgotamento das forças vitais do indivíduo e da sua progenitora. Em vez de reagir contra esta aberração mental, os padres, os economistas, os moralistas sacrossantificaram o trabalho. Homens cegos e limitados, quiseram ser mais sábios do que o seu Deus; homens fracos e desprezíveis, quiseram reabilitar aquilo que o seu Deus amaldiçoara. Eu, que não confesso ser cristão, economista e moralista, recuso admitir os seus juízos como os do seu Deus; recuso admitir os sermões da sua moral religiosa, econômica, livre-pensadora, face às terríveis consequências do trabalho na sociedade capitalista."
Socialismo libertário, eco-socialismo, para uma alternativa democrática, socialista e anti-capitalista com dimensão internacional!
quarta-feira, janeiro 18, 2012
A PROPÓSITO DA NOVA LEGISLAÇÃO LABORAL ...
A propósito do retrocesso civilizacional que representa a nova (i.e. velha muito velha com retoques ...) legislação laboral, convido-vos a ler ou reler o DIREITO À PREGUIÇA de Paul Lafargue. Leiam tudo a partir do link que deixo. Fiquem também com esta de Lessing, citado por Lafargue, "sejamos preguiçoso em tudo, excepto em amar e beber, excepto em sermos preguiçosos" ...
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário