

Socialismo libertário, eco-socialismo, para uma alternativa democrática, socialista e anti-capitalista com dimensão internacional!


O número de desempregados inscritos nos centros de emprego disparou 17,7 por cento em Fevereiro, face ao mesmo mês de 2008, prolongando a subida iniciada em Outubro e marcando o acréscimo mais elevado desde Dezembro de 2003.
Meta dos 500 euros para salário mínimo não passa de intenção

Depois dos 200.000 trabalhadores que se manifestaram em Lisboa contra as políticas governamentais, ontem, em França, o dia foi de greve geral contra o plano Sarkozy "contra a crise"!
Mais uma vez, fica demonstrado que esta crise capitalista não pode ser vencida com as "soluções" de quem sempre elogiou o capitalismo, i,e. a dita "economia de mercado" ou mesmo a "economia social de mercado".
O que é que Sócrates dirá dos milhões de "manipulados" franceses que inundaram as ruas das cidades francesas com o seu protesto?
Mas outra questão também se coloca à(s) esquerda(s): como traduzir este protesto social imenso e europeu, numa alternativa política de democracia e de socialismo?
SÁBADO - 21 DE MARÇO -
Apesar de considerar que as manifestações não resolvem nada (esqueceu-se de quando se manifestava contra o consulado de Vasco Gonçalves durante o PREC), Mário Soares parece que não gostou das considerações de Sócrates a respeito da última manifestação da CGTP, onde estavam "sómente" uns quantos 200.000 trabalhadores fartos das políticas do actual governo.
Quase de certeza que o Papa Bento XVI nunca teve necessidade de usar um preservativo ... mas quando abre a boca, até parece um homem cheio de experiência(s) de vida!
FMI prevê contracção de 3,2 por cento na economia da zona euro
Precisamente há 6 anos, os 4 da fotografia encenaram, nos Açores, uma das piores e mais trágicas mentiras para todo o Mundo!
Três activistas do MUT - Movimento de Transportes da Área Metropolitana do Porto, foram hoje condenados no Tribunal do Bolhão (Porto) pelo simples facto de não terem avisado atempadamente as autoridades para a realização de uma marcha dos Aliados ao Governo Civil em 2007.
É notícia: as bolsas europeias estão hoje em "alta" ... embora a economia continue completamente em "baixa", i.e. mesmo recessão!
Esta crise, para já, tem um mérito: pôs o Banco de Portugal e as entidades supervisoras do sector financeiro com uma genica, nunca antes vista, para regulamentar mil e uma operações bancárias e financeiras ... no interesse do consumidor!Seria também muito bom que os bancos e as empresas financeiras, voltassem a assumir a sua função de tomadores de risco e, não só ou quase exclusivamente, de tomadores de recursos. Ou seja, quando se deposita milhões, está-se perante um "bom cliente" que terá direito a linhas de financiamento, como já se viu, para o que ele quiser! ... Se não se deposita e, pelo contrário, só se pede emprestado, então as tais linhas de financiamento são ou fechadas ou hiper-dificultadas ...
Este modelo não é inevitável ... e não é preciso preguntar às elites que deram cabo dos sectores financeiros, como se pode ter outro modelo diferente!

5 anos depois continuamos a dizer NÃO AO TERRORISMO, NÃO AOS FUNDAMENTALISMOS DE TODAS AS CORES!
Continuamos a acreditar e a lutar para que o SOCIALISMO construído por todas e todos de uma forma livre e consequente, se afirme como a alternativa a estes dias de crise, de violência e de totalitarismo que o neo-liberalismo impõe!

E de um momento para o outro, parece que Angola se tornou um paraíso
O programa da RTP1 chamado "Prós & Contras" resolveu debater, ontem, 09 de Março, "Como responder à crise?"

Hoje é o DIA da MULHER!
Por si só, ser mulher não resolve, mas ... as mulheres ligadas à luta pela emancipação da Humanidade, são lutadoras que fazem a diferença!
José Lello é, desde que eu era jovem militante do PS na Secção de Paranhos (Porto), uma espécie de guardião acritico das direcções conjunturais partidárias ... é um executante do que vem de cima, e, ao mesmo tempo, um controlador de quem pisa o "risco"!
Soares dos Santos nunca foi a votos. Não precisa disso para dirigir o grupo empresarial a que preside ... Soares dos Santos dirige o Grupo Jerónimo Martins como, certamente, quereria dirigir o País se o deixassem ... sem essa coisa das eleições que só atrapalham ...
O barbudo Marx já dizia que o importante não é constatar a realidade, mas sim alterá-la, mudá-la!
Esta posta new faces, old deals é oportunissima para se olhar para Barack Obama, não como um "messias", mas um Presidente norte-americano que, tal como os outros, pouco vai conseguir fazer porque continua a propor "soluções" dentro do sistema que está em crise e que provoca a crise!
É claro que esta é base de um programa que supera a abstração "social" de que todos os quadrantes parecem falar em tempo eleitoral. Esta é a base para um programa socialista que interligue a discussão democrática e social com a discussão sobre o tipo de organização que permitirá a construção de uma Europa democrática e social!
É claro que podem ser questões hormonais ... mas lembro-me de uma reportagem televisiva que tinha descoberto um restaurante com uma "receita anti-crise" !
O assassinato do Presidente da Guiné-Bissau, Nino Vieira, tem mais a ver com um linchamento tipo mafia ou vingança entre grupos rivais do narco-tráfico do que com "golpe de Estado" ...
VITAL MOREIRA é o candidato escolhido por Sócrates para encabeçar a lista do PS às próximas eleições europeias.