No Público de hoje, Vital Moreira escreve e mostra porque razão foi o escolhido de José Sócrates para liderar a lista do PS às europeias.
O "professor universitário" (como gosta de assinar...) defende "Mais Europa" do que já existe e até já faz profissão de fé na defesa do chamado "Tratado de Lisboa".
Como remédio para a actual confusão neo-liberal europeia, Vital Moreira limita-se a defender uma timida "regulação integrada a nível de toda a União" consubstanciado numa espécie de um "governo económico minimo" ...
Nada diz quanto ao tipo de organização que pretende para a Europa, nada diz sobre como criar novos mecanismos que tornem a construção europeia mais próxima dos cidadãos, nada diz de concreto sobre mais democracia, mais medidas sociais. Nada diz (o que não é de espantar) sobre caminhos que a Europa deve trilhar COM os seus cidadãos para a construção da Paz mundial ... fica-se pela "cooperação com Washington" ...
O primeiro artigo de Vital Moreira após a sua investidura sócratica pode ser resumido em "muita parra e pouca uva" ...
1 comentário:
Figura que não é geradora de consenso, nem na esquerda nem no PS e muito menos à direita, a cátedra não lhe dá aquilo que é necessário para fazer um grande candidato, no entanto estou com Ricardo Costa quando diz que nas Eleições Europeias o eleitorado não vota em candidatos nem em partidos, mas sim contra ou a favor do Governo.
Enviar um comentário