Durante uns tempos, TRIBUNA SOCIALISTA vai continuar inactivo!
Inactivo não quer dizer, no entanto, alheado do que se está a passar à nossa volta: uma crise profunda do neo-liberalismo com os governos neo-liberais de todas as matizes (liberais própriamente ditos, liberais com roupagens "socialistas" ...) a adoptarem políticas hipócritas de estatizações que, óbviamente, mais não fazem que evitar qualquer espécie de socialização!
À esquerda, as respostas têm sido algo superficiais! Responde-se numa espécie de "taco a taco", mas as principais correntes pouco fazem para pensar o socialismo como a alternativa global, internacional e democrática no século XXI.
Nesse esforço colectivo de busca por uma alternativa socialista com dimensão democrática e internacionalista, registamos o aparecimento da Rede Luxemburguista Internacional (RLI). Uma organização que agrupa militantes luxemburguistas que partilham os postulados de Rosa Luxemburgo, da qual TRIBUNA SOCIALISTA faz parte.
A RLI conta com militantes em Espanha, nos Estados Unidos, em França, na Noruega, no Reino Unido e em Portugal. Os militantes da RLI não são nem reinvidicam ser os únicos activistas que têm como referência o pensamento de Rosa Luxemburgo. O próprio luxemburguismo não pode ser um dogma.
Os militantes da Rede Luxemburguista Internacional lançaram agora o primeiro número de um Boletim "HUELGA DE MASAS" (Greve de Massas) , que representa o resultado de um trabalho colectivo, internacional e livre. Este Boletim permitirá que todos os militantes possam expor livremente as suas ideias, já que a Liberdade é uma condição indispensável para a construção do Socialismo.
O trabalho de Rosa Luxemburgo sobre a auto-organização democrática da classe trabalhadora, os processos de greves de massas, o funcionamento da acumulação capitalista, a sua oposição a todas as formas de nacionalismo, são, na opinião dos militantes da RLI, chaves para a compreensão e para a interpretação do mundo actual.
TRIBUNA SOCIALISTA, enquanto espaço da blogosfera, vai estar inactivo durante uns tempos. Mas nos campos social e político continuaremos activos como militantes socialistas que estão empenhados na construção de uma alternativa socialista internacional.
Convidamos todas e todos os que partilham as ideias de Rosa Luxemburgoa contactar e a unirem-se à REDE LUXEMBURGUISTA INTERNACIONAL !
Sem comentários:
Enviar um comentário