tribuna socialista

sexta-feira, julho 08, 2011

Es.COL.A: o movimento à volta da Fontinha (Porto) é um exemplo de auto-iniciativa! Elogio do ser OKUPA ...

Nestes dias em que o representativismo demonstra/mostra que não representa NADA e nada acrescenta à iniciativa de todos, o movimento Es.COL.A da Fontinha, no Porto, é um exemplo, uma referência, de auto-iniciativa, de persistência e de auto-capacidade para a realização de acções em prol do bem comum.

O movimento Es.COL.A não passou a ser um movimento de cidadãos, sómente quando a Câmara Municipal do Porto resolveu restituir o espaço da Escola à comunidade da Fontinha.

A auto-iniciativa cidadã e popular sempre esteve presente, porque esse é um dos vectores da acção do movimento OKUPA .. Ser OKUPA não é ser "terrorista" como muitas mentes dominantes pintam ... Ser OKUPA é estar atento ao desperdício, é ser solidário com a comunidade, é ter horror à especulação, é não desistir de mudar, transformar sempre com a vontade de cada um(a) e de todos(as) ... acaba por ser um patamar acima do militantismo e uma afirmação plena do estar ao serviço da comunidade e do bem comum.

O movimento Es.COL.A suplanta a comunidade da Fontinha. Deveria adquirir o ambito do espaço chamado Portugal e calcorrear espaços transnacionais ... até porque adicionaria iniciativa, exemplo e referência a muitos outros movimentos OKUPAs por este planeta fora!

O movimento Es.COL.A é também um excelente exemplo da prática de uma democracia assemblária levada às últimas consequências! E funciona ... e produz resultados ... e todos falam e exprimem vontade que não é só opinião!

A tal democracia representativa que os liberais dominantes nos impõem como o supra-sumos da democracia, perante a democracia assemblaria, mais não é que algo anedótico e uma valente intrujice!

O movimento Es.COL.A é um elogio do ser OKUPA ... e eu também elogio a coragem e a determinação do ser OKUPA!

Estes movimentos fazem mais pela comunidade e pelo bem comum que milhares e milhares de discurso dos politiqueses e anos e anos de representativismo oco!

João Pedro Freire

Sem comentários: