tribuna socialista

sábado, abril 28, 2012

O QUE VAI ACONTECER AO HOSPITAL MARIA PIA?

Já sabemos que há mais de 25.000 espaços devolutos/abandonados só na área do Porto. Muitos desses espaços são públicos. Espaços, tal como o da Es.COL.A que os poderes públicos (colonizados por lacaios de privados!) deixam ao abandono para depois serem entregues à especulação imobiliária e financeira.
Esses espaços significam carências de uma habitação condigna para muita e muita gente. Nomeadamente para quem hoje é despejado por não conseguir aguentar o compressor financeiro ...
Mas também há os espaços públicos abandonados que significam destruição do modelo de sociedade que Abril desenhou. 






A partir de Junho próximo, o Hospital Maria Pia, na Rua da Boavista, estará vazio. Todos os seus trabalhadores (médicos, enfermeiros, administrativos ...) foram transferidos para o Hospital de Sto. António ... há equipas que ficam desintegradas, há experiências que ficam abandonadas ... e há uma dúvida do tamanho do Mundo que fica por esclarecer: o que vai acontecer ao "Maria Pia"? o que vai acontecer áquele espaço centenário? ficará ainda no Serviço Nacional de Saúde ou dará lugar a mais um espaço de especulação imobiliária urbana?
Tenho para mim que OCUPAR é um acto legitimo de REABILITAÇÃO URBANA, principalmente quando os poderes públicos se demitem e se passam para o lado da rapinagem privada.
Sim ... o que vai acontecer ao "MARIA PIA" ?

Sem comentários: