tribuna socialista

quarta-feira, abril 21, 2004

PS: ESTE PARTIDO NASCEU NA VÉSPERA E CRESCEU COM ABRIL!

O Partido Socialista é um partido que nasceu na véspera do 25 de Abril e cresceu e multiplicou-se com e na Revolução de Abril.

Multiplicou núcleos e secções de base nas lutas das ruas, das fábricas, das escolas, dos campos. Ergueu a bandeira do "NEM SOCIALISMO SEM LIBERDADE; NEM LIBERDADE SEM SOCIALISMO" e cresceu em ambiente de luta.

Afirmou-se como principal força política nas primeiras eleições livres e, desde sempre, como o principal partido das esquerdas portuguesas.

Afirmou-se sempre à esquerda, mesmo quando teve de lutar contra desvios totalitários ou contra esquerdismos que não levavam (como não levaram, a avaliar aquilo que são hoje, alguns dos seus protagonistas) a nada.

Nas manifestações, nas intervenções sociais, por todo o lado em que intervinham, os militantes do Partido Socialista falavam em DEMOCRACIA SOCIALISTA, falavam em PODER DEMOCRÁTICO DOS TRABALHADORES, falavam até em PARTIDO SOCIALISTA, PARTIDO MARXISTA!

Ser claramente de esquerda nunca foi obstáculo à afirmação social, política e eleitoral do Partido Socialista!

Comemorar os 30 anos de Abril é também redescobrir a memória e a intervenção de todos os militantes do Partido Socialista que o construiram como partido de esquerda, à esquerda e na esquerda para todos os cidadãos com vontade de mudança!

Em 2004, 30 anos depois de Abril, o Partido Socialista é ainda o principal partido entre as diversas esquerdas portuguesas. Mas, é preciso reconhecer, mesmo contra falsos e idiotas pragmatismos, que faz falta, é preciso, recuperar muito do ânimo, da militância e das convicções que fizeram do PS o partido referência dos cidadãos com vontade de mudança!

Nas batalhas eleitorais que se iniciarão este ano com as Europeias, na participação nos movimentos populares contra a guerra e pela Paz, na intervenção social, o Partido Socialista tem de voltar a ser MUITO MAIS que um partido enfiado nas quatro paredes do Parlamento.

Para cumprir e reafirmar Abril!

Sem comentários: