tribuna socialista

segunda-feira, janeiro 15, 2007

REFERENDO SOBRE A IVG: A CAMPANHA DO "NÃO" USA O MEDO E O TERROR COMO "ARGUMENTO"...

Os cartazes que vão surgindo do lado dos grupos pró-"Não" no referendo sobre a interrupção voluntária da gravidez (IVG) não esclarecem nem estão voltados para o debate.

Os partidários do "Não" enchem a boca com "defesa da vida", mas quantos dos seus apoiantes se mobilizam para a defesa de uma vida digna daqueles que continuam a ser despedidos? Quantos dos apoiantes do "Não" defendem a liberalização dos despedimentos e leis laborais onde os trabalhadores ficariam desprotegidos face à prepotência e livre-arbitrio das entidades patronais?

Quantos partidários do "Não" se mobilizam contra as guerras em qualquer ponto do Planeta?

Os partidários do "Não" parecem incomodados com clínicas que os "nossos impostos" pagarão para se "fazerem abortos" ... Mas em nome da vida, nada dizem nem fazem pelo reforço de cuidados de saúde universais e gratuitos. Nada dizem, nem fazem, pela crescente qualificação do Serviço Nacional de Saúde. E nada dizem porque só conhecem para tratamento das suas necessidades de saúde, aquilo que o seu dinheiro compra ... até as clínicas privadas estrangeiras que não têm problemas em frequentar, sob anonimato, para abortarem ou mandarem abortar!

Os partidários do "Não" falam em "defesa da vida" no abstracto, porque no concreto da vida que já é alinham por realidades onde nem todos tem o mesmo direito a uma vida digna.

Os partidários do "Não" acabam por defender a criminalização de mulheres que interromperam uma gravidez ... nunca questionando os motivos, as causas e os seus direitos! Da mesma forma que criminalizam, também usam como base da sua "argumentação" pelo "Não" o medo e o terror...

Sem comentários: