tribuna socialista

terça-feira, dezembro 04, 2007

CHAVEZ PERDEU ... PERDEU UMA VISÃO AUTORITÁRIA E ANTI-SOCIALISTA!

A derrota do projecto pessoal de Hugo Chaves para se perpetuar no poder, como uma espécie de bonaparte, perdeu no referendo de Domingo passado na Venezuela. Não perdeu o socialismo! Ganhou a democracia!

Acabaram também por ganhar as manifestações estudantis que sofreram uma violenta repressão policial. Por exemplo, no passado dia 7 de Novembro, Na Universidade Central da Venezuela, os estudantes foram alvo de tiroteio perpetrado por um grupo de 60 pistoleiros favoráveis ao regime chavista que irromperam no campus universitário (citando a última edição jornal "Socialismo Libertario" ).

O direito de manifestação, a independência do movimento sindical face ao Estado, ao governo e aos partidos, o pluralismo político a todos os níveis da sociedade, a possibilidade de destituição do presidente e do governo por imposição da vontade democrática popular livremente expressa ... são inquestionáveis para qualquer socialista que lute consequentemente por uma alternativa socialista ao liberalismo/capitalismo e também às versões totalitárias de um socialismo (!)meramente estatal ...

1 comentário:

Unknown disse...

Quero saber apenas que tipo de democracia aqueles estudantes representavam... uma democracia socialista? democracia liberal igual essa nossa?(que é uma grande mentira)... O socialismo tem que ser conquistado, não necessariamente em um plebiscito ou uma eleição... nós estamos vivendo uma esperiencia pseudo socialista, e pseudo democratica, com um peseudo presidente da republica, representando uma pseudo esquerda...Ora, se queremos de fato o socialismo temos que combater a retórica... esta frase:
"CHAVEZ PERDEU ... PERDEU UMA VISÃO AUTORITÁRIA E ANTI-SOCIALISTA!"
Eu vi sair da boca de um jornalista da rede globo, assim como uma campanha massiva contra o plebiscito... eu ouvi muita mentira mas não fico reproduzindo.
Sei que ninguém precisa do Chaves, mas dai a reproduzir o discurso das oligarquias nacionais é um absurdo. não penso que chaves tenha perdido, apenas que ele não ganhou, o que é uma coisa totalmente diferente... quem ganhou e continua ganhando é a aguia estadunidense, que manipula america latina a seu bel prazer.
Não sou contra a democracia, mas dizer que um plebiscito ou uma eleição é sinonimo de democracia...

Há, só mais uma coisa, enquanto se fala da Venezuela e o Brasil, alguém esta ganhando alguma coisa aqui além dos banqueiros?

Vamos cuidar da nossa vida primeiro para depois julgarmos nossos vizinhos.(que não estão tão perto, mas estão na moda né?), ninguém fala do Paraguai, que a cinquenta anos esta sob o jugo do mesmo grupo... é precismos rever nossos conceitos amigo ou então vamos empunhar a bandeira da democracia, e em nome dela declarar guerra a todos os despotas que estão ameaçando nosso grande irmão.

Saudação Comunista,
vale