tribuna socialista

quinta-feira, maio 01, 2008

1º MAIO 2008: o importante seria MESMO a defesa dos trabalhadores ...











O importante seria MESMO a defesa dos trabalhadores ... precários, não precários, os escravizados (que re-começam a existir ...), assalariados privados e/ou públicos ...
Outra questão é a UNIDADE dos trabalhadores ... felizmente, quando têm de se unir, na acção concreta das lutas concretas, UNEM-SE e dão excelentes exemplos às direcções sindicais que, muitas vezes, importam os tiques do que de pior tem o parlamentarismo neo-liberal!
Depois as questões concretas que oprimem, exploram, vitimizam, reprimem ... os trabalhadores em pleno século XXI ... precariedade, despedimentos flexibilizados, horários de trabalho enormes, inexistência real de direitos em cada local de trabalho, miséria, prepotências patronais ... afinal, questões que motivaram há mais de CEM ANOS (!...) a institucionalização de um "1º de Maio - Dia do Trabalhador" ... hoje, nos nossos dias, 1º de Maio deveriam ser todos os dias, em todos os locais onde alguém venda a sua força de trabalho para poder viver!
Em 2008, neste País que já viveu uma esperança revolucionária chamada "...de Abril", o 1º de Maio acontece quando um governo de um partido que ainda se diz "socialista", desdizendo as suas próprias promessas eleitorais e o programa de governo, prepara-se para (re)criar um Código de Trabalho com um cunho fortemente neo-liberal, ultrapassando pela direita o autor desse Código original, já ele um dirigente do lado mais direita da direita portuguesa!
Como inscreve o cartaz libertário que incluímos ... DEVERIAMOS LUTAR COMO FALAMOS!

Sem comentários: