tribuna socialista

sábado, maio 03, 2008

MAIO 68 : 40 anos depois ... uma normalidade sufocante!

Maio de 1968 não foi só em França. Percorreu a Europa e os Estados Unidos. Foi a revolta estudantil, mas foi também a denúncia do estalinismo na então Checoslovaquia e a luta pelos direitos sociais nos Estados Unidos.
Há 40 anos, uma situação de estabilidade económica não impediu que a normalidade dos costumes burgueses fosse posta em causa. 40 anos depois, hoje nos dias do século XXI, não há nenhuma estabilidade económica, mas a normalidade voltou a ser sufocante. Até totalitária!
As liberdades das sociedades ocidentais, só são formais. O seu limite é sempre dado pelos interesses das empresas e do poder do dinheiro. As liberdades são
como que policiadas por uma política de medo e de intimidação!
A capacidade de afirmação colectiva, o poder da mobilização espontanea, a critica da ordem burguesa e de qualquer forma de autoritarismo, produziram há 40 anos um movimento que conseguiu chegar à contestação do poder dominante. Por momentos, os governos perderam o controlo sobre a sociedade. O poder foi tomado pelas pessoas, num movimento impressionante de afirmação colectiva!
Mas ... faltou algo decisivo! Faltou capacidade para mudar o poder, criar um outro poder baseado no exercício das vontades individuais e colectivas das pessoas, enquanto cidadãs e cidadãos, enquanto trabalhadores e não só consumidores.
E essa incapacidade tem percorrido estes 40 anos depois de 1968. Voltou a acontecer nos dias de Abril em Portugal. Aconteceu também nos movimentos sociais anti-globalização. E voltará a acontecer se o movimento social diverso e plural que quer mudança social, política, económica e cultural não for capaz de produzir alternativas que não só questionem o poder, mas que afirmem como seria uma nova organização das coisas!




Sem comentários: