tribuna socialista

quarta-feira, junho 25, 2008

CONCERTAÇÃO & CÓDIGO LABORAL: ACORDO?...

De que serve um "Acordo" quando ele corresponde sómente a negociações entre corporações, instituições e confederações?

Em que parte desse processo (será que o houve?) é que entraram as pessoas, os trabalhadores e os membros dessas organizações?

Se houve debate público (será que houve? ) quem o organizou, quem o promoveu, como decorreu?

O chamado Código Laboral não é um regulamento legal qualquer. Mexe com os empregos, com a estabilidade dos empregos, com o direito a uma vida digna.

Mas, na concepção do governo, parece que o mais importante são mesmo as assinaturas, e, muito menos o caminho que promova debate sério para que o Acordo também o seja, sério!

Sócrates e o seu governo começam a ser peritos na arte da propaganda. Há pouco tempo tivemos o teatro sobre o dito Tratado de Lisboa. Para se evitar que os povos dessem a sua vontade, bastou que os governos assinassem um "Acordo" que, como é visível, só compromete governos. Nunca os povos! Agora, com o Código Laboral, passa-se algo semelhante: dirigentes disto & daquilo assinam para mais uma fotografia que aparecerá, de certeza, na próxima campanha eleitoral. Porque os trabalhadores, as pessoas, os membros das organizações das quais os dirigentes assinaram, não foram chamados ... para nada!

Este é mais um exemplo da democracia que o neo-liberalismo ... impõe!...

Sem comentários: