tribuna socialista

quarta-feira, maio 27, 2009

CRISE: Concessão de crédito está a desacelerar e incumprimento a aumentar

O título é copiado das últimas da Visão. E motiva alguma reflexão.

É sabido que a realidade portuguesa (afinal, parte da realidade europeia ... não somos também Europa?) assenta muito em salários portugueses e preços europeus.

Todos, incluindo os bancos, falam em crise. Mas, parece, que a crise é só para quem tem de trabalhar ... para estes, há o desemprego, existem salários escassos, há despesas diárias e periódicas que nunca mais acabam, e, não obstante as notícias sobre a queda das taxas de juro, há também juros que não acompanham a tal queda das taxas e bancos que dificultam crédito ao consumo e à habitação.

E dificultam porquê? Pelo óbvio que (quase!) todos sabem, conhecem e sentem: os tais salários que não dão para pagar um custo de vida europeu!

A economia precisa de JUSTIÇA! É que precisa MESMO!

A crise para se vencer, precisa da confiança das pessoas! A crise não se vence porque os indices económicos deixaram de baixar e passaram a subir ...

As pessoas, as que precisam de salários europeus, as que precisam do crédito, as que precisam dos empregos, .... , precisam de sentir que podem intervir decisivamente nas coisas da vida do dia-a-dia! Justiça é também não deixar só para os endinheirados e detentores do poder financeiro, a capacidade de intervir e de decidir!

Sem comentários: