tribuna socialista

domingo, abril 11, 2010

FERNANDO NOBRE: O CANDIDATO E A ESTRUTURA DE CAMPANHA ... ALGUMAS DÚVIDAS!

Não tenho nenhuma dúvida quanto à bondade dos propósitos do Dr. Fernando Nobre. Mas tenho todas as dúvidas do Mundo quanto aos propósitos de algumas das figuras públicas que apoiam Fernando Nobre. E, o que parece, aparentemente mais estranho, é considerar-me ao lado de Fernando Nobre e estar contra essas tais figuras públicas que até são “acarinhadas” publicamente pelo candidato.

Não, não é estranho … e não é estranho porque apelos à “iniciativa cidadã” transportados ABSTRACTAMENTE durante muito tempo geram fenómenos de aproveitamento populista, até peronista, que escapam à percepção imediata do candidato presidencial.

Não é possível, na minha opinião, ser-se pela justiça social, pela justiça na economia, ser-se contra as políticas que geram privatização de lucros e socialização de prejuízos, … , e estar de bem com personalidades que sempre estiveram do lado daqueles que, por politicas, comportamentos e actos de gestão contribuíram decisivamente para situações que dizemos contestar … sendo assim, a bondade de um candidato corre o risco de se diluir no pântano de uma estrutura de campanha a qual, sintomáticamente, prefere viver precocemente momentos de permanente euforia, talvez para não ter de discutir, permanentemente, assuntos, ideias e matérias que fariam necessariamente a diferença … para separar o trigo do joio!

Por isto, não posso ser tolerante com algo que me faz prever situações muito negativas num futuro próximo! A tolerância é muito diferente de silêncio, de virar a cara para o lado…

As figuras públicas a que me refiro, são o que de mais intolerante existe nos locais onde diariamente trabalham, gerem ou administram … eles acabam por ser parte do problema e nunca parte da solução, numa perspectiva de uma candidatura de solidariedade, de justiça social e de iniciativa cidadã!

Essas figuras serão por mim denunciadas, em todos os fóruns em que participo! Aliás uma atitude e um procedimento de decorrem da minha actividade cívica ao longo dos anos.

Sou socialista, sou republicano, sou anti-capitalista, sou militante do Bloco de Esquerda, nunca o neguei! Mas não obstante isso, sempre soube assumir uma posição de convergência no plano social e cidadão em muitos momentos! Por exemplo, em anteriores eleições presidenciais, nunca apoiei o mesmo candidato que a direcção do partido em que militava, apoiava. E sempre soube construir “pontes de diálogo” com muita gente de outras proveniências política e ideológicas …

João Pedro Freire

1 comentário:

Rui Martins disse...

Está convidado para o jantar de 1 de maio com o Dr. Fernando Nobre!

O objectivo é o de reunir um grupo de cerca de 500 amigos, por isso para que tudo corra da melhor maneira possível, e por forma a que este encontro se torne num momento inesquecível para todos os seus intervenientes, é fundamental toda a nossa colaboração, pelo que o Dr. Fernando agradece a sua presença e a de todos os seus amigos e familiares a quem queira divulgar este convite.

Local: Mercado da Ribeira (Av. 24 de Julho, próximo do Cais do Sodré), para quem reside fora de Lisboa e não conhece muito bem o local, são estas as coordenadas de GPS: N 38º 42' 24,89'' , W 9º 8' 44,56''.

Hora: 19h 30

Vamos Acreditar!
Contacto para marcações: paula.sarmento@lisboacomfernandonobre.org