tribuna socialista

segunda-feira, abril 26, 2010

UNIR OS PROTESTOS: EM ABRIL COMEÇA PARA MAIO CONSOLIDAR! ...

O diário "i" escreve hoje "ESCOLHA UMA PROFISSÃO. A PROBABILIDADE DE ESTAR EM GREVE É ELEVADA".

O artigo exibe o sentimento de revolta e de protesto que existe na sociedade portuguesa. A actual crise económica e financeira, muito ajudada pelas políticas neo-liberais do governo Sócrates, contribuem decisivamente para esse descontentamento.
É um descontentamento que tem de redescobrir formas colectivas de acção e de resposta. A reacção individual, a revolta isolada, só leva ao desgaste, à frustação.

Os trabalhadores de todos os sectores de actividade, de empresas públicas e privadas, deveriam redescobrir a importância da convergência colectiva. Ideia simples mas decisiva, a união faz a força!

Maquinistas, enfermeiros, motoristas, carteiros, são exemplos de sectores que estão ou estarão em greve ainda em Abril ou durante o mês de Maio. Mas convém também não esquecer o movimento popular espontâneo de quem vive em Valença do Minho e protesta por acesso à saúde. Um pouco por todo o lado, podem surgir movimento populares espontâneos de protesto!

Existem mil e uma razões para que os protestos encontrem o caminho da convergência. É também o caminho para uma resposta social aos que, em Portugal, persistem com políticas que acabarão por tornar este País, a próxima "Grécia".

Em Abril é possível unir os protestos para, em Maio, consolidarmos uma resposta social por outras políticas, por uma alternativa de democracia e de socialismo!

Sem comentários: