tribuna socialista

quinta-feira, novembro 25, 2010

25 DE NOVEMBRO ... DEPOIS DO SECTARISMO VEIO O TRIUNFO DA ONDA NEO-LIBERAL!

Hoje é 25 de Novembro ...

35 anos depois esta data causa-me, ainda, alguns sentimentos contraditórios com um misto de muita revolta. Nesses dias era militante da JS e do PS, tentando organizar uma "corrente marxista" no seu seio. Tarefa inglória, pese embora a boa receptividade que o programa dessa corrente recolhia junto dos jovens e dos trabalhadores do PS e da JS. A boa receptividade foi sempre acompanhada por medidas de repressão da direcção do PS e da JS, que, já nessa altura, procuravam uma certa normalização (i.e. deserto político e ideológico) da vida interna daquelas organizações ...

O 25 de Novembro não tem nada a ver com o 25 de Abril. Mas é uma consequência do processo que se seguiu ao 25 de Abril. Um processo revolucionário é sempre um processo com muitas e acentuadas tensões sociais, políticas e culturais. Afinal, no plano social e de baixo para cima, quer-se construir tudo de novo, a partir de uma clara ruptura com o passado!

O processo revolucionário iniciado com o 25 de Abril de 1974, significou muita auto-iniciativa social. Mas essa auto-iniciativa sempre foi manietada e assaltada por partidos e grupos que queriam muito mais assumir-se como “vanguarda” do que como parte desse movimento social. O processo pós-25 de Abril até 25 de Novembro acaba por ser também uma história das tensões fraticidas entre as forças contra-revolucionárias (aquelas que hoje aclamam o funil da democracia liberal) e as forças que, do lado da Revolução, misturaram sectarismo, vanguardismo e alguma tendência totalitária na abordam ao movimento social e popular.
Alguém disse um dia que uma revolução não se pode manter ad-eternum no “justo meio” … e foi isso que aconteceu em 25 de Novembro! A inexistência de uma direcção revolucionária, não sectária, profundamente democrática, libertariamente socialista, criou as condições para que as forças do funil liberal triunfassem em 25 de Novembro.
Essa data fica a marcar a abertura de portas para a ofensiva neo-liberal, da qual hoje vivemos as suas consequências sociais, económicas e até na qualidade deficiente da democracia. O PS funcionou como o porteiro dessas portas … INFELIZMENTE!
Eu não comemoro o 25 de Novembro. Eu também não comemoro o lado dos que praticando sectarismo e ultra-vanguardismo criaram as condições políticas para o que hoje temos! Prefiro continuar a comemorar o 25 de Abril como inicio de um processo revolucionário com condições para uma construção socialista de democracia e de liberdades!

Sem comentários: