tribuna socialista

quinta-feira, dezembro 09, 2010

PRESIDENCIAIS: À ESQUERDA SÃO NECESSÁRIOS VOTOS VÁLIDAMENTE EXPRESSOS !

As eleições presidenciais possuem um enquadramento legal especifico, segundo o qual, só são contabilizados os votos expressos.

Ou seja, votos brancos e nulos e a abstenção não aquecem nem arrefecem.
Isto deve ser tido em linha de conta por parte daqueles que, à esquerda, não se reveem nos candidatos que se posicionam, e, querem derrotar Cavaco Silva e o projecto da direita para conseguir um Presidente, um Governo e uma maioria parlamentar.

Na minha opinião, nenhum dos candidatos formalmente posicionados à esquerda conseguem ser mobilizadores, consequentes e entusiasmantes para a criação de um movimento social unitário das esquerdas.

Mas para se derrotar Cavaco Silva e a direita, vai ser preciso que, à esquerda, todas e todos VOTEM, NÃO FALTEM COM UM VOTO VÁLIDAMENTE EXPRESSO, para se obrigar a uma 2ª volta!

Ficar em casa, NÃO! Voto nulo ou em branco, NÃO!
Votar em Fernando Nobre ou em Manuel Alegre ou em Francisco Lopes ou em Defensor de Moura, SIM!


João Pedro Freire

6 comentários:

Anónimo disse...

Está aí a lista completa dos locais "vitais" divulgada pelo Wikileaks:

( Here is the complete list of vital sites for US security ):

http://213.251.145.96/cable/2009/02/09STATE15113.html

Vamos divulgar para que todo o mundo saiba!

josé manuel faria disse...

De acordo. No entanto há que referir que nas demais eleições os brancos/nulos e abstenção têm o mesmo peso. Só os válidos contam para atribuição de mandatos!

Anónimo disse...

É provável que a minha ausência de Portugal tenha afectado a compreensão da situação política.
Mas, dando isso de barato, não vos repugna votar numa dessas três figuras sinistras?

Agora se percebe o jogo do "empurra" aquando da série de reuniões "Levar o Protesto Social às Presidenciais". Os meus amigos não queriam candidato nenhum, apenas queriam queimar o tempo e desgastar a ideia.

Parabéns! Cumpriram a vossa missão. Votem lá nos vossos "candidatos de esquerda".

António Alte Pinho
privado.apinho@gmail.com

João Pedro Freire disse...

António Pinho,
Não tenho candidato. Queria um candidato que pudesse unir as esquerdas com um programa de esquerda, socialista e anti-capitalista.
Estou convencido que me esforcei por isso e que não consegui.
Agora procuro contribuir para que exista uma 2ª Volta onde a base social das esquerdas possa derrotar a direita e Cavaco Silva.
Fico por aqui, para não comentar as tuas linhas algo ... insensiveis!!! ...

Anónimo disse...

Caro João Pedro,

Naturalmente que as minhas "linhas algo insensíveis" têm como destinatários aqueles que se enquadrem no frete cumprido, não necessariamente o teu caso.

Mas a linha do "voto à molhada" parece ganhar adeptos junto daqueles que, supostamente empenhados numa candidatura de esquerda, semearam o pasto da impotència, vindo depois -manhosamente - carpir-se em abaixo-assinado.

Os "votos validamente expressos" de que se fala, não são mais do que a continuação da táctica derrotista do "voto útil".

Ora, para mim, a utilidade do voto advém da minha consciência e não de um qualquer calculismo político que coloca sempre a esquerda no ventre do próximo oportunista de serviço. E isso é, seguramente, um frete prestado à direita!

A esquerda precisa de encontrar caminho novo que rompa com a "real politic" situacionista. Para fretes, sapos e outros batráquios não contem comigo.

António Alte Pinho

João Pedro Freire disse...

António Pinho,

Os "votos válidamente expressos" é o que a lei eleitoral para as Presidenciais define como votos que contam. E não contam os votos brancos, os votos nulos e as abstenções.
Perante este cenário, o que fazer para, sem uma candidatura unitária das esquerdas, derrotarmos a direita e Cavaco Silva ?
O meu objectivo político, neste momento e perante as presidenciais, é só um: contribuir para que haja 2ª volta e nela a base social das esquerdas conseguir derrotar a direita.
Bem sei o que significaria eleger Manuel Alegre ou Fernando Nobre ou DEfensor de Moura ou até Francisco Lopes. Pouco mudaria. Mas, de certeza, que o significado político da derrota da candidatura da direita pela convergência social das esquerdas, seria enorme!