tribuna socialista

sexta-feira, dezembro 24, 2010

É NATAL ? ... PARA QUEM ?

Neste Ocidente que se reclama do catolicismo, não seria despropositado relembrar a imagem (fabricada ? biblica ?) do presépio em que Jesus Cristo nasce num contexto de miséria.

A miséria que se chama também, nos nossos dias de crise do capitalismo mais abjecto (como se houvesse algum que não o fosse!), desemprego, precariedade, cortes dos apoios sociais, desespero social. Uma miséria que os defensores do capitalismo falam com receitas de esmola, mas uma esmola que também vai sendo comida pela crise que impuseram com anos e anos de especulação financeira e exploração dos trabalhadores.


O Natal do capitalismo é a orgia do consumo e uma série de blá-blá-blás de pieguice e de intrujice. Os que exploram durante todo o ano, os que legislam para que os miseráveis fiquem ainda mais na penúria, são os que, por esta altura do ano, enchem a boca por um dia, para depois tudo voltar a ser o mesmo de sempre.

Ainda bem que por essa Europa fora, milhares e milhares têm descido às ruas para gritar por ESPERANÇA contra os dias de crise e mais crise que o capitalismo europeu, institucional e governamental continua a impor. Os milhares de trabalhadores e de jovens que se manifestam são os que, verdadeiramente, querem que o Natal não seja só uma treta de um dia!

Os guardiões do capitalismo - nos governos, nas instâncias europeias, nos partidos do arco neo-liberal, ... - berram contra a "anarquia" que vêm nesses movimentos sociais de protesto e de luta para que a esperança não morra.

Mas o espirito de Natal, para não morrer, precisará, cada vez mais e mais de muita luta e de muita esperança! Precisará de um grande e internacional movimento social que varre o capitalismo da face do nosso Planeta ... a bem de toda a Humanidade!

Sem comentários: