tribuna socialista

segunda-feira, outubro 03, 2011

EUROPA: A FAVOR DOS ESTADOS UNIDOS SOCIALISTAS DA EUROPA ...

ESTA FOI UMA RESPOSTA A UM AMIGO NO FACEBOOK. FICA AQUI COMO UM PEQUENO CONTRIBUTO PARA O DEBATE SOBRE A EUROPA ...

Não ponho em causa a nossa ligação à União Europeia.
Relativamente à Europa, há muitos anos que defendo uma Europa federal, mais democrática e mais social.



Desde, pelo menos o texto constitucional produzido por uma Comissão presidida por Giscard D'Estaing, que defendo que quem vive e trabalha no espaço europeu deveria eleger uma Assembleia Europeia Constituinte que elaborasse uma Constituição democrática europeia e que, a partir daí, criasse as condições para a eleição de um governo democrático europeu.
Tudo muito mais claro e democrático que a confusão que tem reinado com a imposição dos governos dos países mais poderosos - Alemanha e França - sobre os mais fracos da periferia.
Por outro lado, não aceito (na minha pequenez ...) que as actuais dívidas, compromissos e erros monetaristas na emissão do Euro tenham que representar mais políticas restritivas para os europeus mais desfavorecidos, independentemente da nacionalidade.



Por último (para já! ... ) relembro que a ideia de uma Europa unida e em Paz, foi defendida pelos socialistas de esquerda no pós-2ª guerra mundial, quando lançaram o MOVIMENTO PELOS ESTADOS UNIDOS SOCIALISTAS DA EUROPA ... desse movimento fazia parte, por exemplo, George Orwell que pertencia ao ILP (Independent Labour Party) ...

Sem comentários: