tribuna socialista

sexta-feira, outubro 14, 2011

Posição de alguns coletivos libertários quanto á manifestação de 15 de outubro

NOTA: Tribuna Socialista não subscreve a totalidade desta posição de alguns colectivos libertários, mas considera esta posição um documento muito clarificador face aos objectivos das manifestações de 15 de Outubro.


É urgente opormo-nos nas ruas às investidas

de governos, troikas e FMIs e organizarmo-nos contra

tudo o que ameaça tornar-nos miseráveis e escravos…


E… deveremos iludir-nos com programas que só visam “dourar a pílula” para que continuemos a tragar mais do mesmo?…Naturalmente que estaremos nas ruas ombro a ombro com os demais trabalhadores e povo, mas não para apenas “mudar as moscas”!... Estaremos sim por : Dignidade! Liberdade! Resistência social! Autogestão geral! E fim da exploração capitalista (privada ou de Estado).


Porque afinal… o que quer o “movimento 15 de outubro”? (segundo o seu “manifesto”)


«Retirem o memorando. Vão embora. Não ao governo do FMI e da troika!»

Só???... É possível rejeitar o FMI e a troika sem acabar com “cargos públicos” [como os] dos responsáveis, desde os do Banco de Portugal ao Banco Central Europeu, e da Comissão Europeia ao procurador geral da República? Não são estes quem lhes prepara o terreno? E os governos?...TODOS sempre se governam!… Não será que só com o auto-governo popular, nomeadamente através de um sistema de assembleias populares soberanas, funcionando em democracia direta, se poderá pôr de facto em causa tanto a troika e o FMI como todos os ladrões, “públicos” ou privados?...



«Redistribuição radical das riquezas e mudança da política fiscal, para fazer pagar mais a quem mais tem»

E quem “redistribui”?... Quem “parte e reparte e fica com a melhor parte”?... E que “riqueza”?...Aquela conseguida à custa da exploração vergonhosa dxs assalariadxs (tanto “nacionais” como “estrangeiros”) e da destruição do planeta? Então não se trata de “redistribuir” mas sim de devolver!… Ou não será que o que precisamos é de acabar com a roubalheira legal do capital e com o sistema assalariado, em vez de esperar que os muito ricos, receosos que lhes saltemos ao pescoço,“repartam” umas migalhas do que exploram, por quaisquer grupos de privilegiadxs… que passarão com isso a ser os seus novos aliados e cães de guarda nessa exploração!?..


«Controlo popular democrático sobre a economia e a produção»

Como? Através de novos representantes, privilegiados que ocuparão o lugar dos antigos?... Ou não se acredita que são aquelas e aqueles que tudo produzem e que garantem todos os serviços quem tem a capacidade de gerir aquilo que fazem? Nomeadamente através das assembleias, em autogestão, não alimentando mais gestores, patrões e pseudo-técnicos – os “economistas” (esses“peritos” na arte de explorar as pessoas e o planeta)…

Trabalhadoras/es e povo, que são quem tudo faz, organizados de forma assembleária, sem chefões nem chulos, são capazes não só de autogerir a sua produção como de decidir o que merece ser produzido, rejeitando produzir o que só serve para dar lucro a uns quantos (e para nos tornar escravos do consumo e utilização do que destrói a terra, a saúde e a vida…).



«Trabalho com direitos, zero precários na função pública (em Portugal o maior contratador de precários é o Estado),fiscalização efectiva do cumprimento das leis laborais e o aumento do salário mínimo»

Mas quem melhor que os próprios trabalhadores, organizados em assembleias e sindicatos de classe (que o sejam de facto, sem burocracias e sem cargos pagos…) poderá “fiscalizar” a aplicação ou não dos “direitos laborais”? Quem melhor do que elas e eles poderá lutar por aumentos de salários e melhores condições laborais – mesmo no quadro do capitalismo existente? Os “representantes”? Os“especialistas” da chulice ? Os “deputados”? ... E os precários que não são da “função pública!”?
 

Acaso deverão ter menos “direitos” que os outros?... Quando todo o trabalho assalariado é cada vez mais todo ele precário!... E quem estabelece os tais “direitos”?... Quem nunca teve que fazer o seu trabalho?!...
 

«Mais democracia»

Qual? Desta?...Com“representantes”privilegiados falando em nome do povo? E com cargos estatais?...Mas poderá haver “democracia real“ sem auto-governo popular ? Ou será que escolher de tempos em tempos quem nos irá dominar é democracia? O representativismo e o parasitismo de “representantes”é democracia? Ou não será que só o é a democracia direta das assembleias ?..
 

«Eleição directa de todos os representantes em cargos públicos, políticos e económicos»

Para iludir e mascarar que eles continuarão a dominar, a explorar, a roubar e ainda por cima responsabilizando-nos por isso? Isso não equivale a escolher o carrasco como sucedia nos campos de concentração nazis e estalinistas?... Assim se continua a fazer acreditar e a alimentar ilusões sobre o real papel do Estado e do Parlamento!...E a não ver que a “democracia” deles só funciona para quem lá está e que o Estado “não somos nós todos” mas sim a máquina antissocial ao serviço dos banqueiros, gestores, governos e políticos profissionais …



Não é com tais “propostas” que nos mobilizaremos para as ruas!

Não é por “mais do mesmo” que queremos lutar ao lado dos demais trabalhadores e do povo esmagado pela “austeridade” (que nunca é austeridade para governantes, ricalhaços, gestores, grandes patrões e seus “afilhados”…). Nada deverá voltar a ser como foi na “mega-manifestação” de “12 de março” passado, em que ajudámos a fazer cair uns“cães grandes” para irem para o poleiro outros…E quando enchemos as ruas um dia… mas no dia seguinte verificámos que tudo continuava na mesma...Porque nada de especial havia mudado! Isso são só válvulas de escape para nos distraírem e que só interessam a quem come da mesma gamela do Estado e do Capital… Protestar sim, resistir também… mas não para servir quem quer também ir pr’ó poleiro!...


Lutaremos sim, ao lado dos trabalhadores e do povo…

Contra os “shows” parlamentares, por mais assembleias populares!

Não à “representação”, paga e sem revogação, é chulice e opressão!

Quando a corrupção já fede e infeta, democracia direta!

Quando a burocracia emperra e infeta – ação direta!

– Estado e patrões, a mamar? Ação direta popular!

Direitos sociais e laborais – nenhum passo atrás!

– Trabalho em más condições - que o façam os patrões!

Trabalho assalariado é ser escravo e ser mandado!

– Quem gere não trabalha explora outros e é canalha!

Ocupação e trabalho autogerido – solução pró despedido!

– Acidente laboral - terrorismo patronal!

Contra a exploração, greve geral, com ocupação!

– Contra os despedimentos - Ocupação! Autogestão!

Contra os despejos, e cortes de luz,solidariedade! ação direta popular!

Aumentos dos preços, dos serviços públicos – boicote! boicote! e greve de consumos!

A má paga, mau trabalho! A maus tratos punho e malho!

– Para quê TER, se me negam poder SER?

A quem rouba um pão e come, tu chamas ladrão... Mas não esmurras o cão-grande, do Estado e o teu patrão, que nunca tiveram fome!

– Precário/a ou não, se só vives dum salário, subsídio ou pensão, és proletário/a !

Saúde e educação não são mercadorias! Cortar só se for, nas vossas mordomias!

Mundo do trabalho, mais grilheta que agasalho!

– O trabalho não liberta – e só a grilheta aperta!

Contra o Estado e o Capital, Revolução social!

– "Crescimento nacional" só interessa ao capital!

Contra o medo e o conformismo – resistência e anarquismo!

Spartacus em frente, querem-nos escravos, sejamos gente !

O povo unido não precisa de partido!

– O povo organizado não necessita de Estado!

Unidos e organizados nós damos-lhes a “crise”! Pró povo se organizar – assembleia popular!

Concentração“M15Out.”,15:00h.Pr.daBatalha,Porto 
Assembleia Popular (16h00?) –Denuncia as explorações e abusos!...Propõe e participa nas possíveis soluções! …A tua voz–e não a dos políticos profissionais e partidos– é importante!
Comunicado de:
Assoc.”Casa da Horta”, Assoc.”Saco de Gatos”, “Coletivo Hipátia”, Ediç.“Pimenta Negra”, SOV Porto/AIT-SP (Assoc.Internac.Trabalhadoras/es – Secç. Portug.)

Sem comentários: