tribuna socialista

terça-feira, julho 20, 2004

AS RESPONSABILIDADES DA ESQUERDA DO P.S. ...

Há uma esquerda no Partido Socialista. O debate no PS não é “geracional” como alguns pretendem. É um debate político e até ideológico. Um debate entre aqueles que identificam a luta de um Partido Socialista com a luta pela transformação democrática e socialista da sociedade e aqueles que querem enfiar o PS em lutas aritméticas pelo poder, atado a programas e políticas onde o branqueamento das ideias é moeda de troca para as mais incríveis alianças ou compromissos.
 
Há este debate no Partido Socialista. É um debate fundamental, vital, para a continuação da afirmação do PS como partido de militantes, como partido com intervenção social. E neste debate é importante que haja uma corrente de esquerda que se afirme como alternativa às correntes liberais que também existem.
 
A afirmação de uma corrente de esquerda é também importante para a renovação do Partido Socialista. Não uma renovação com abstractas “elites”, mas uma renovação que decorre de mais intervenção social, de mais intervenção no concreto das coisas do dia-a-dia.  Uma renovação que passa pela afirmação de modernidade de um Partido Socialista no século da globalização capitalista: a coragem de ser socialista e de afirmar o socialismo como a alternativa aquela globalização!
Ser moderno não é persistir em modelos políticos e económicos que já provaram a sua bancarrota. Ser moderno é também ter coragem de propor a mudança e conseguir mobilização social de apoio a essa mudança.
 
Mas para a afirmação socialista do PS é preciso que a esquerda socialista se afirme enquanto tal, sem hesitações e com capacidade para abraçar os desafios que aí estão! 
  

**************************
Este texto está incluído na edição em papel deste blog DEMOCRACIA & SOCIALISMO.
 
Trata-se do número 2 e estará aberto a todos os militantes socialistas que querem colocar o P.S. à esquerda e comprometido com a transformação socialista, única alternativa à direita e ao liberal-capitalismo.
 
Os pedidos podem ser feitos para
 
militantesocialista@clix.pt
 

  
  
  
  
  
 

Sem comentários: