tribuna socialista

sábado, agosto 27, 2005

A ESQUERDA SOCIALISTA EUROPEIA REORGANIZA-SE...

As reorganizações da esquerda socialista acontecem sempre em situações de crise. Crise do capitalismo, mas também crise das soluções propostas pelas direcções da esquerda socialista para a criação de alternativas.

O debate em torno da chamada Constituição Europeia, o posicionamento face à intervenção militar norte-americana no Iraque, a acção de governos ditos de esquerda, formados por partidos da “Internacional Socialista” (IS), mas situados à direita e no quadro do liberalismo … são questões que inevitavelmente produzem crise dentro dos partidos social-democratas, socialistas e trabalhistas da “IS”.

Como o PS em Portugal, os partidos da “IS” possuem bases sociais que buscam soluções fora do quadro do liberalismo. E o que acontece é que enquanto partidos de oposição, merecem o apoio e a confiança dos sectores sociais que querem mudança e buscam, para isso, alternativas fora do liberalismo. Mas, uma vez no governo, esses partidos em nada se diferenciam da direita a quem fizeram oposição .

Na Alemanha, o antigo líder dos social-democratas, Oskar Lafontaine, saiu do SPD, em ruptura com as políticas do governo de Schroeder. Mais, dá corpo de faz campanha por uma nova alternativa de esquerda, a "ALTERNATIVA ELEITORAL TRABALHO E JUSTIÇA SOCIAL", constituída por social-democratas de esquerda e pelo PDS (partido do socialismo democrático, ex-comunista).

Em Portugal, o PS também não escapará ao debate e à crise provocada pela sua direcção, claramente neo-liberal e afastada de qualquer tradição socialista. Nas Presidenciais ou no debate sobre a Europa, a esquerda socialista também se reorganizará em Portugal.

Em França, na sequência da vitória do “NÃO”, há um debate profundo no PSF. Está em causa também a afirmação do PSF como partido socialista ou como partido preso às políticas neo-liberais.

Uma reorganização necessária e urgente, a reorganização da esquerda socialista à escala europeia!



8 comentários:

Arrebenta disse...

Eis um tenebroso sinal de como certas figuras sem escrúpulos podem usar a tal "reorganização" para levar a cabo as suas sinistras intenções pessoais.
Tomo a liberdade de transcrever:

Carrilho e sonhos
Fernando Sobral
Carrilho entre o sim e o não
fsobral@mediafin.pt

"Carrilho é um político que finge aceitar as diferenças mas que chega com a sacola ao ombro carregada de certezas. Daquelas típicas de quem vê o mundo através de um monóculo. Viajou no rio e disse que tinha ideias sobre a zona ribeirinha de Lisboa.
Óptimo.
Como as concretizará?
Algum dia se saberá.
Ele deve saber. Os outros podem esperar a mensagem iluminada do filósofo. Com o Tejo como pano de fundo pensou-se em Belém. Não é importante que Carrilho possa, ou não, ter dito que apoiava Alegre para a presidência e depois ter comunicado, ou não, que afinal apoiava Soares. Carrilho não é um ideólogo. É um sistema operacional. Quer usufruir, não de Belém, mas do seu Palácio. Tudo o resto são pormenores. Pode preferir agora Alegre a Soares por uma razão: com este no poder, a manobrar, dificilmente será candidato a Belém. Que é o doce que deseja para a sua gula de poder. Se disse, ou não disse, que importa? Carrilho já esteve com Guterres, já saiu do Governo zangado com ele, já apoiou Alegre contra Sócrates, e já passou a apoiar Sócrates antes de se candidatar a Lisboa. Lisboa, Sócrates ou Alegre são, para Carrilho, detalhes. Apagar um apoio ou iluminar um outro são gestos mecânicos. Para ele uma imagem vale 38.760 caracteres. E estes apagam-se com facilidade."

Zé Geremias Povinho Leitão disse...

Bem, parece-me que o Socialismo terá o mesmo rumo que a República: 1-instaurados, 2-mal instaurados, 3-apagados do mapa, 4-bem istaurados, 5-o braço completamente torcido dos teimosos que já morreram.

Carim disse...

O PS há muito que deixou de ser um partido de esquerda. O PCP é um partido decrépito diz as mesmas coisas há 30 anos. em Portugal, se somos de esquerda só nos resta o BE. Pois que seja... viva o Bloco, viva a esquerda, viva o socialismo!

Carim disse...

João Pedro Freire parabéns pelo teu blog. Viva o socialismo! Viva a esquerda!

Se puderes visita o meu modesto blog: http://okuartopoder.blogspot.com/

Zé Geremias Povinho Leitão disse...

Karim,

O que o PCP diz desde há 30 anos e até mais são as coisas imprescindiveis para o Socialismo que ainda nao foram feitas.
É claro que as cosas mudam, mas há outras que não podem ser mudadas. Afinal, desde Platão até a Democracia ser implantada que se dizia sempre o mesmo.

;)

Arrebenta disse...

Gato por Lebre, ou o caso Alegre

Há uma coisa espantosa a acontecer no P.S.,
partido em pura rota de suicídio, de que já tem recentemente dado provas,
que é outra coisa mais espantosa ainda:
subitamente,
como quem não quer a coisa, agarraram em tudo o que não servia para o próprio P.S., e desataram a tentar impingi-lo cá fora. Ora, "cá fora" sou eu, somos todos nós, e se esses cavalheiros subitamente decidem pôr à porta os trastes que não serviam internamente, decerto não deve ser a pensar no nosso bem-estar.
É certo que nas cidades europeias,
as civilizadas,
há dias próprios na semana para os cidadãos se desfazerem dos seus haveres e mobiliários;
por outras palavras,
colocam à porta o menos bom e o bom, mas para os substituírem pelo excelente.
Conheço, mesmo, gente de bem que mobilou apartamentos inteiros à pala dessas noites de benesse,
mas aqui,
ora,
meus caros amigos,
não nos tomem por imbecis,
e,
falando claramente,
se essa vossa sucata está a ser agora tentada vender cá fora,
não é,
com certeza,
porque seja melhor do que a sucata que ainda ficou aí dentro:
se esse Alegre não servia para Secretário-Geral do P.S.,
como poderia ser Presidente de uma Coisa Pública, que ultrapassa largamente o P.S., e que, já por si, chegou ao nível de descrédito nacional e internacional a que chegou?...
Se ninguém suporta a Carrilha no Largo do Rato, como se atrevem a tentar pôr os lisboetas a papar essa prenda?...
E quem é aquele Anjinho Papudo que vai a votos no Porto, só para ser humilhado?...
E mais,
e mais...
Pá,
falando a sério:
nós não somos um caixote do lixo,
e chega de nos tomarem por parvos!...

Geosapiens disse...

em termos de esquerda...enquanto a verdadeira esquerda não se afirmar dentro do PCP e do PS...teremos esquerda amordaçada no PCP...e ignorada no PS...quanto ao Bloco...ainda não me convenceu que era de Esquerda...pois essa da oposição á União Europeia é que eu não entendo...

Zé Geremias Povinho Leitão disse...

eh, o Bloco deve ser contra a UE não pela própria UE, mas pelo rumo que está a ter.

Eu acredito numa Europa federalista, mas não desta maneira.