tribuna socialista

quarta-feira, setembro 28, 2005

MANUEL ALEGRE:

UMA CANDIDATURA TRANSVERSAL DAS ESQUERDAS PARA A REAFIRMAÇÃO E APROFUNDAMENTO DA DEMOCRACIA !



Por si só, uma candidatura é mais uma candidatura! Até já existem 6 e todos, formalmente, com origem nas esquerdas.

As candidaturas já existentes são candidaturas fechadas e que se afirmam contra (o previsível candidato da direita que ainda não o é!) representando somente os partidos de que são originárias! Há entre elas, uma espécie de competição do tipo “legislativas à esquerda”…

As candidaturas de esquerda que já existem comprometem qualquer tentativa de reafirmação de uma cultura unitária de esquerda que consiga também capacidade de afirmação política alternativa ao liberalismo dominante.

Uma cultura unitária de esquerda com capacidade de afirmação política é a melhor alternativa à direita e às políticas neo-liberais. É também a melhor forma para se conquistar para um projecto alternativo ao liberalismo, todas e todos os que ensaiam críticas às consequências do liberalismo no seu dia-a-dia.

Uma cultura unitária de esquerda é também o melhor caminho para a reafirmação do socialismo – expurgado de todas as suas caricaturas totalitárias e liberais – como a alternativa global ao liberalismo globalizado!

As eleições presidenciais, enquanto eleições que deveriam ter origem no direito e na afirmação de cidadania, são um acontecimento privilegiado para um debate lançado por uma candidatura que saiba afirmar a sua transversalidade política indo para além do(s) espaço(s) partidário(s).

MANUEL ALEGRE como homem de esquerda, como homem de e da cultura, como militante socialista, tem todas as condições políticas para confirmar a transversalidade de esquerda da sua candidatura, conquistando todas e todos os que querem mais e melhor democracia e buscam um projecto de justiça social contra os desmandos e as prepotências do liberalismo e das suas políticas.

TRIBUNA SOCIALISTA está e estará com uma candidatura deste tipo!

5 comentários:

Nuno Carneiro disse...

Seis candidatos na mesma area politica e um exagero. Ainda por cima uma teoria politica caduca, do seculo passado e que regra geral leva a estagnacao economica.

O Socialismo puro, hoje, como muitos Socialistas sabem bem, nao e mais que uma anedota ideologica e lunatica num mundo que ha muito escolheu os beneficios da economia de mercado.

Os seis magnificos podem brincar ao Socialismo quanto quiserem, mas nao esperem ser levados a serio, a nao ser talvez Mario Soares; por que e mais Social Democrata que propriamente Socialista.

Geosapiens disse...

Caro nuno carneiro...até não ia comentar o post...pois não apoio nenhum dos candidatos...pelo menos á primeira volta...mas é preciso estar de muita má fé...para não ver que entre os vários socialismos e os candidatos que cada um representa e referiu...há grandes diferenças...um abraço...

Arrebenta disse...

A MARIA CARRILHONA DOS 30 DINHEIROS


NO BENGALEIRO DO MERCADO PÙBLICO,
PENDURARAM A MARIA CARRILHONA.
VESTE O FATO DOS DOMINGOS FÁCEIS.
NÃO TEM ROSTO, SÓ SORRISOS MUITOS,
SORRISOS APRENDIDOS NO ESPELHO DA PRÓPRIA PODRIDÃO.
TEM PALAVRAS COMO SANGUESSUGAS.
CURVA-SE MUITO,
AS MÃOS PARECEM PROSTITUTAS,
ALMA NÃO TEM.
PERDEU A ALMA.
POR FORA PARECE UM CABIDE,
POR DENTRO, ARRENDA-SE
MAIS OU MENOS
POR TRINTA DINHEIROS

Geosapiens disse...

...caro joão freire....gostava de te ver pôr outro artigo...já agora sobre a evolução da candidatura do Manuel Alegre...um abraço...

Geosapiens disse...

...caro joão freire...é pena é que o debate sobre Trotsky em Cuba...seja feito fora desta...os contactos das páginas são todos nos EUA/USA...a liberdade é uma conquista que ainda precisa de ser feita na ilha...talvez um dia estes descubram isso...um abraço...