tribuna socialista

quarta-feira, dezembro 28, 2005

As Presidenciais dos Pequeninos

Nuno Pacheco é jornalista do Público e assina o Editorial da edição de hoje com o título que se usa para esta posta.

Nuno Pacheco é jornalista num diário de referência deste País. Apesar disso, produziu um texto que é pequeno quanto à qualidade do seu conteúdo. Um texto que é um hino à democracia formal que vamos tendo e um insulto a qualquer tentativa de criar intervenção democrática directa, cidadã e anónima.

Para Nuno Pacheco parece que só quem é mediático e político com carreira nesta democracia formal e parlamentarizada, é que se pode candidatar a presidente da Républica. Todos os outros, isto é, os que nunca tiveram funções nas tais instituições democráticas e/ou não são conhecidos via media, esses não passam de cidadãos que "usam, como podem, e como a lei lhes permite, o seu minúsculo grão de imaginária glória a dizer ora vulgaridades, ora coisas de bradar aos ceús e incongruências de que nem vale a pena falar".

Nuno Pacheco usa a influência do Público para acentuar o formalismo crescente da democracia em Portugal. Dir-se-ia que naquela cabeça só é permitido haver iniciativa democrática e cidadã da parte dos tais políticos com profissão nas instituições democráticas.

O aparecimento de candidaturas independentes, pequenas ou grandes, fora dos aparelhos partidários, fora do quadro de instituições hiper-partidarizadas e parlamentarizadas seria um sinal de existência de uma democracia plena. Mas, no nosso caso, é um sinal de que algo vai mal numa democracia crescentemente afunilada e com muito pouco já do que recebeu nos tempos distantes de Abril de 1974.

À democracia portuguesa falta iniciativa directa dos cidadãos, faltam espaços de auto-organização, acções espontaneas! Falta vontade individual e colectiva que não passe a vida a ser controlada, filtrada ou condicionada ... por instituições esclerosadas e/ou por peões ao serviço dos media-parte-de-grupos-económico-financeiros estabelecidos! Posted by Picasa

Sem comentários: