tribuna socialista

terça-feira, dezembro 20, 2005

SOARES vs CAVACO: AJUSTE DE CONTAS DE UMA COABITAÇÃO ANTIGA?

O último debate televisivo da pré-campanha, entre Mário Soares e Cavaco Silva, foi uma espécie de ajuste de contas entre uma coabitação de outros tempos entre o então ex-Presidente e o então ex-Primeiro Ministro.

Em 2006 será que seria possível reeditar o modelo presidencial de Mário Soares ou então importar para a Presidência da Republica o modelo de primeiro-ministro de Cavaco Silva?

Mário Soares e Cavaco Silva apesar das inegáveis e evidentes diferenças políticas, acabam por representar um mesmo modelo económico e político. Com maiores ou menores nuances, ambos convergem numa visão de defesa da chamada "economia de mercado"e do correspondente modelo político de afunilamento da democracia. Mário Soares será um "bom" presidente a explicar aos portugueses as políticas liberais de Sócrates. Cavaco Silva será um "bom" presidente a acentuar e a reforçar as políticas liberais de Sócrates. Mário Soares explica, Cavaco Silva exigirá mais produção executiva!

Mas será que um Presidente da Republica não pode influenciar um movimento de opinão, um movimento cidadão, um movimento social com determinado sentido político? Será que a eleição de um Presidente não pode por em causa um governo em funções? Será que também não pode influenciar alterações constitucionais profundas? Será que um Presidente eleito por sufrágio directo e universal tem de se ficar por declarações formais de respeito por normais constitucionais?

As respostas ás questões colocadas podem ter respostas de direita e respostas de esquerda. Podem influenciar um Presidente bonaparte, como podem influenciar um Presidente que incentive novas formas de intervenção democrática e cívica.

Por isto é que é dramático que a esquerda persista, entre si, em guerras parlamentares que não levam a nada nem à tão propalada mobilização dos "diversos" eleitorados das esquerdas. Tudo isto, enquanto a direita - os partidos, os políticos, os patrões, os lobbies dos mais variados interesses e domínios - se apresenta atrás de um único candidato!

Sem comentários: