tribuna socialista

sexta-feira, fevereiro 10, 2006

FRANÇA: a pluralidade das esquerdas procura convergências!

Socialistas, comunistas, verdes, trotskistas e várias associações francesas estiveram reunidas, "durante duas horas" (segundo alguma imprensa de ontem) para debaterem entre si, o que as esquerdas francesas deveriam fazem em convergência, nos próximos tempos.

As esquerdas francesas estão a TENTAR ter respostas COMUNS e CONVERGENTES, não obstante e apesar da diversidade, para responder COMO ALTERNATIVA às politicas e à direita no poder.

Começarão por tentar respostas convergentes e mobilizadoras à chamada "Directiva Bolkestein", que abra portas escancaradas à liberalização dos serviços no espaço europeu.

A reunião realizada, foi uma primeira reunião. Mas já decidiram criar uma estrutura de ligação entre as diversas correntes e partidos das esquerdas para prepararem permanentemente uma resposta comum das esquerdas para acções futuras!

Quando em Portugal, as esquerdas parecem mais entretidas em parlamentarizarem, tanto quanto podem, as suas relações políticas, abdicando de respostas convergentes, estas notícias que chegam de França, são, de facto, muito importantes e merecedoras de reflexão!

No poder ou na oposição, só vale a pena ter uma perspectiva de esquerda e à esquerda, se isso significar vontade de mudança com políticas de mudança. Mudar não pode ser só a substituição de governos, sem mais nada! Essa é a alternancia que nada muda, tudo mantém. Não é alternativa de esquerda e/ou das esquerdas!

As últimas eleições presidenciais mostraram que a pluralidade das esquerdas pode ser uma realidade, mas, em momentos decisivos, não serve para derrotar a direita. Porque não afirma qualquer alternativa política. Porque não mobiliza todas as bases sociais de apoio das diversas esquerdas. Revela, isso sim, incapacidade de diálogos à esquerda, incapacidade de criação de alternativas mobilizadoras e de mudança.

De França, copie-se que é possível por a pluralidade a conversar, a dialogar, à procura de convergências que gerem alternativas políticas. Copie-se! Ou então, reflita-se sobre isso! Posted by Picasa

Sem comentários: