tribuna socialista

sábado, fevereiro 11, 2006

VW : notícias do modelo económico liberal!

A Volkswagen anunciou que vai prosseguir com o seu plano de reestruturação, como forma de poder aumentar (ainda mais) os seus lucros e a sua "eficiência". Em 2005 os lucros (só !) aumentaram 62% ... A VW quer mais!

Como? A receita liberal parece ser sempre a mesma: fechar fábricas e reduzir postos de trabalho. Segundo tem sido anunciado, a reestruturação da VW pode vir a afectar até 20.000 trabalhadores, até 2009!

Parece que a referida reestruturação afectará principalmente as fábricas localizadas na Alemanha. Mas nada se sabe de concreto! A Auto Europa, localizada em Portugal, desde sempre apontada como um "modelo", pode vir também a ser afectada. O acordo laboral recentemente conseguido, não dá garantias de nada!

Os acordos laborais conseguidos, têm sempre obedecido a uma única condição: ou os trabalhadores cedem nos seus direitos ou em parte deles ou então é-lhes acenado o desemprego ou uma qualquer "reestruturação" onde saem (ainda mais!) penalizados. Do lado dos Conselhos de Administração o objectivo é sempre aumentar os lucros! Ou seja, não é evitar qualquer prejuízo. É, isso sim, mais e mais lucros!

As receitas do liberalismo surgem sempre como o resultado dos que gerem as empresas com o objectivo de conseguirem mais e mais lucros. Dos trabalhadores e das suas organizações pede-se "cinto mais apertado" e nenhuma possibilidade de participação na elaboração da "receita".

O modelo liberal de gestão das empresas, acaba por ser um prolongamento do modelo não-democrático e autoritário que tem vindo a caracterizar as chamadas democracias liberais.

Dramático é que do lado de algumas esquerdas (ou que formalmente se apresentam como tal) esse modelo económico seja aceite como se nada houvesse para além dele. E há. Há um modelo económico onde os trabalhadores se podem assumir como parte activa e não só passiva! Posted by Picasa

Sem comentários: