tribuna socialista

domingo, fevereiro 12, 2006

JÓSÉ AFONSO EM GUIMARÃES - 24 E 25 DE FEVEREIRO

A Associação José Afonso, a Associação 25 de Abril, o Círculo de Arte e Recreio (Guimarães) recebem, em 24 e 25 do corrente, em Guimarães, os Amigos de José Afonso, dando-lhes guarida, numa homenagem "a um homem maior que o pensamento numa cidade sem muros nem ameias com gente igual por dentro e gente igual por fora".

"No dia 23 de Fevereiro de 1987, de sal de linguagem feita, José Afonso, mais uma vez, levantava voo e partia levando em si os caminhos do sonho e da utopia.
O homem que marchava ouvindo o brado da terra sussurrava a canção do vai ... e vem como se nos espretasse por detrás duma janela.
Com as suas tamanquinhas encaminhou-se para o comboio descendente.
Nolago do breu a noite levava aquele a que o tempo já se habituara.
A dor na planície não chegou para nos embalar.
Mas, de não saber o que nos espera ... não é inevitável ficarmos pela canção do desterro.
Decidimos, por isso, que o que faz falta é ver bem os cantares deste andarilho.
Vindo mais cinco ou trazendo simplesmente um ou outro amigo também, nem que seja numa sala mal iluminada, celebrar José Afonso será cantar o homem novo que virá enquanto houver força.
O Zeca ensinou que não há bandeira sem luta nem luta sem batalha.
Queremos que as águas passadas do rio um sono vazio venham acordar.
E que as águas das fontes não se calem e que as ribeiras não chorem porque ele continua a cantar
."

Algumas acções que constam do Programa desta Iniciativa, a decorrer no Centro Cultural Vila Flor, em Guimarães, a 24 e 25 de Fevereiro:

24 de Fevereiro, às 18.30H - Lançamanto do livro "Zeca Sempre" : um livro de depoimentos de autores galegos sobre José Afonso.

24 de Fevereiro, às 21.30H - Concerto, com Manuel Freire, Pedro Barroso, João Loio, "De Outra Margem" (galaico-português), entre outros.

25 de Fevereiro, às 21.30H - Concerto, com Ardentia (Galiza), Amélia Muge, Luanda Cozetti, Francisco Fanhais, José Fanha, Zé Perdigão, Canto Nono, Astedixie, Uxia (Galiza).

Estão também previstos debates, café-concertos com música e pesia de José Afonso, diversos workshops, cinema e animação de rua.

O programa completo pode ser pedido em

homenagemjoseafonso@oficina.pt
circulodearteerecreio@hotmail.com
 Posted by Picasa

Sem comentários: