tribuna socialista

terça-feira, agosto 01, 2006

HUGO CHAVEZ: UM POPULISTA COM MIRAGENS INTERNACIONAIS ...

Hugo Chavez, Presidente da Venezuela, continua a sua visita a uma série de países. Já visitou o Irão, a Rússia e o Vietname. Em quase todos os países que visita, recebe uma alta condecoração de Estado. A seguir fala de petróleo, de cooperação, a qual inclui, quase sempre, armamento. E tem duas pretensões: liderar uma frente internacional contra o imperialismo americano e fazer parte do Conselho de Segurança das Nações Unidas.

A amizade que recolhe de governos tão diferentes como o iraquiano, o russo e o vietnamita, coloca a questão de saber se o petróleo é o suficiente para angariar membros para uma dita "frente anti-imperialista".

Hugo Chavez exibe nas opções internacionais que faz, um perfil que só tem um nome ... populista!

Falar de contra o imperialismo, não faz de quem o faz, um socialista ou um homem de esquerda. Como parece fazerem crer alguns sectores de esquerda a nível internacional. E Hugo Chavez nunca foi e não é uma referência internacional de esquerda ou socialista.

É só mais um populista! E mais um populista que gosta de fazer o jogo hipocrita da diplomacia internacional ...

2 comentários:

Geosapiens disse...

...neste post só posso subscrever e apoiar totalmente...
...esse senhor tem muita lata mesmo...

Anónimo disse...

CONSIDERO O GOVERNO CHAVEZ COMO PROGRESSISTA, QUE AVANÇA JUNTAMENTE COM SEU POVO PARA UMA CONCIÊNTIZAÇÃO DE CLASSE. SE ISSO SE CONFUNDE COM O POPULISMO, E NESSE CASO GETÚLIO VARGAS É UM GRANDE EXEMPLO,CREIO QUE É NECESSÁRIO AVANÇAR NA LUTA CONTRA A BURGUESIA VENEZUELANA E SEUS MEIOS DE COMUNICAÇÃO.

CONSIDERO, TAMBÉM, AVANÇADO O GOVERNO VENEZUELANO NA AMÉRICA LATINA E CARIBE, POSSIBILITADOR, JUNTO A PAÍSES COMO BOLÍVIA , EQUADOR E CUBA, DO EXPURGO IMPERIALISTA DA REGIÃO.

NESSE SENTIDO AVANÇA TAMBEM A CONSCIÊNCIA DOS TRABALHADORES QUE SE BENEFICIAM DOS INVESTIMENTOS EM EDUCAÇÃO , SAÚDE E MORADIA. A ERRADICAÇÃO DO ANALFABETISMO, OS CIRCULOS BOLIVARIANOS DE CONSCIENCIA POLÍTICA, ETC.