tribuna socialista

quinta-feira, agosto 09, 2007

COMO SE CONSTRÓI UMA ALTERNATIVA?


Perguntem aos iluminados dirigentes dos partidos à esquerda, como é que se constrói uma ALTERNATIVA?
Que ALTERNATIVA? ... isso, uma com sentido de ESQUERDA, com capacidade de AFIRMAÇÃO SOCIALISTA, de CORTE/RUPTURA com a pasmaceira que nos domina!
A mesma pasmaceira e a mesma ilusão que leva TANTA gente de esquerda e à esquerda a embebedarem-se com a vitória do PS em Lisboa ... em ambiente reduzido, ice, minoritario ...
Joao Freire

6 comentários:

Anónimo disse...

Mas Falamos de que esquerda? A XUXUALISTA que temos? Isto é esquerda?
Entre esta esquerda e a direita de Durão Burroso quel a diferença?
Um o mentor, o outro o executor...Arre!

João Pedro Freire disse...

Muito excepcionalmente o comentário foi publicado. Porque não gostamos de ANÓNIMOS. A alternativa socialista precisa de rostos sem mascaras para a luta!!
Essa alternativa socialista tem de ser a alternativa construida pelas pessoas - jovens, trabalhadores, reformados, mulheres, consumidores, contribuintes, ... - que querem uma alternativa ao liberalismo/capitalismo. É uma alternativa construída para além dos aparelhos partidários e das negociatas parlamentares. Surge da intervenção social e da intervenção concretas das pessoas!

João Freire

Anónimo disse...

PORTUGAL já não é o País Democrático e Livre que defendo e me parece que você também. Lamento ter que o dizer que, Isto acontece pelas "mãos" do partido que está no poder, o partido socialista. A bufaria e as perseguições estão aí.
Insisto no anonimato e este será o último comentário que faço e se não quizer publicar é problema seu.
Sou homem de dar a cara mas, na conjuntura prefiro assim. Quer uma aposta se o que digo fosse transcrito para abaixo assinado ou fosse referendado que teríamos muitos milhares de assinaturas?
Em todo o caso, deixo-lhe as minha iniciais.
ef

Anónimo disse...

Em Fevereiro de 2005 o amigo apelava ao voto no PS , e dizia que o Socrates é que era o tal...

Agora até o Bloco não lhe dá garantias, por causa de um acordo , para a Camara de Lisboa.

Tão grande reviravolta, denota uma grande coerencia, mas enfim....

Para alternativa socialista não está nada mal....

A. Pacheco

João Pedro Freire disse...

Caro A.Pacheco,
Em Fevereiro de 2005 apelei ao voto PS CONTRA um governo de direita. Nunca tive muitas ilusões com o José Sócrates. Mas confesso que tive algumas com o PS e com os seus militantes que sempre quiseram políticas bem diferentes daquelas que agora o actual governo implementa.
Relativamente ao Bloco de Esquerda, do qual sou militante, não me esquivo de manifestar criticas ao que penso estar errado. Como é o caso do Acordo para a vereação da CML. E estou em desacordo tendo em conta a actual orientação neo-liberal do PS, tendo em conta as políticas governamentais (António Costa era o nr.2 do governo)e, sobretudo, o facto desse acordo NUNCA ter sido discutido internamente no BE e até ter sido recusado no decurso da última Convenção do Bloco.
No entanto, defendo que a tal alternativa socialista (de que passo a vida a falar !...) precisa do Bloco, como precisa dos militantes socialistas do PS, como precisa até de militantes comunistas e de militantes anarco-sindicalistas e pessoas independentes que não querem a sociedade que o liberalismo/capitalismo nos impõe. Mas o que a alternativa socialista NÃO PODE SER é uma espécie de resultado aritmético das lógicas parlamentares ou o congeminar das direcções partidárias. Na minha opinião, é possível organizar as pessoas, para além dos partidos (sem se ser contra eles!), na base de um programa com políticas discutidas por elas, alternativas ao liberalismo/capitalismo e a qualquer forma de totalitarismo.
A minha coerência não é medida por métrica partidária, mas por posicionamento no quadro de uma militância que sempre foi de esquerda socialista. Admitindo que possa estar agora mais atento e sensível a posções libertárias.
Obrigado pelo seu comentário,
João Freire

Anónimo disse...

Esta bem...Comentários À posteriori faz-me lembrar a frase do outro "prognósticos só no fim do jogo"
Pois Bem, não posso estar mais em desacordo com o pessoal que diz AGORA, e só AGORA, que o Sócrates não é nem devia ser o seu primeiro ministro e que, os socialistas queriam um regime diferente. NOTA-SE, e de que maneira. Lembro apenas as palavras do ilustre militante do PS no tempo de bagão Felix, o actual ministro do trabalho dizia:
Se formos governo, iremos rever imediatamente o código do trabalho, Bem...ele está a ser revisto mas numa perespectiva Capitalista, grande socialista!
ef