tribuna socialista

terça-feira, outubro 30, 2007

BCP: EIS A GESTÃO DE UM MODELO DE SUCESSO DA ECONOMIA DE MERCADO!

Num momento em que a direita vai fazendo propaganda ao "êxito" das escolas privadas no ranking criado por alguma imprensa, é bom que se olhe também para o modelo de gestão de um banco que foi apontado durante anos e anos como um "case study"e como um "modelo de sucesso".

Falar de BCP e/ou de Jardim Gonçalves parecia ser sinónimo de exemplos de sucesso da própria economia de mercado. Era a "gestão privada" apontada sempre como "muito melhor" que a coisa pública igual a Estado!

Pois analise-se agora, à luz dos escandalos mais ou menos grandes, esse modelo de gestão: quanto à transparência, quanto ao respeito pelas leis em vigor, quanto ao dever de informação perante os próprios accionistas grandes e pequenos, quanto às "cunhas" que sempre se aponta como quase endémica da coisa pública ...

O exemplo da crise do BCP exibe até onde vai a seriedade (!) no ambito de uma economia de mercado. O que, no ambito de uma economia de mercado, acaba por não ser exclusivo do privado. O público quando gerido na economia de mercado também sofre dos mesmos problemas ... afinal quem lá manda é quem gostaria de tudo ver privado ou privatizado!

A economia de mercado e o sistema político que sustenta não permitem qualquer ideia de transparência, de controlo democrático, de direito à informação, sem restrições, por parte dos cidadãos. A economia de mercado e o seu sistema político só formalmente é que reconhece a cidadania, porque, na prática, só vê empresas e depois accionistas das empresas ...

Sem comentários: