tribuna socialista

terça-feira, fevereiro 12, 2008

TIMOR - LESTE: O QUE FAZER COM O PETRÓLEO?

É, de facto, muito estranho: dizem que terá havido uma tentativa de golpe de estado em Timor-Leste ... mais própriamente em Dili! Sim, porque uma coisa é Timor-Leste e outra é Dili ....

Na capital timorense desenrolam-se muitos cenários de aprendizagem "democrática" ... entre aspas, porque tem a ver com uma importação dos piores tiques que as democracias liberais ocidentais cultivam: as intrigas, as jogadas de poder, o parlamentarismo onde os deputados só se representam a si mesmos, os grandes negócios em nome de "segredos de estado" ...

Timor-Leste teve uma guerrilha de libertação contra o poderoso invasor indonésio ... resistiu, lutou e venceu! Mas, agora, parece que não consegue (será mesmo assim?) organizar a sua própria defesa ... é estranho, que tenha de recorrer (tem mesmo?) à tropa australiana (que lá se vai reforçando!...) ou à GNR portuguesa.

E também é estranho que quem soube resistir e lutar contra o invasor indonésio, não tenha conseguido neutralizar um grupo marginal liderado por uma major com sede de filmes do Rambo ... mais, até parece que tiveram que encenar (!!) um golpe de estado para acabar com esse tal major!

É tudo muito estranho ... porque em Timor-Leste parece a política dita democrática se sucede ao ritmo de agora eu sou presidente e tu primeiro-ministro, mas depois rodamos ... tá?!?! O petróleo lá continua com os australianos (só?) de olho (armado) nele! De olho nele ... atento ... mas, muito pouco atento na prevenção de "golpes de estado"!

Sem comentários: