tribuna socialista

sábado, março 15, 2008

O COMICIO DO PS OU A CONTRA-MANIFESTAÇÃO (possível) DO GOVERNO?

A avaliar pelas últimas informações, o PS, i.e. o Governo Sócrates, não encheu o Pavilhão do Académico, a não ser com as quarenta toneladas de material para tornar a "festa" mais à americana! ...

Fora do Académico, estiveram 200 professores protestando em silêncio ... continuando o protesto contra as políticas autoritárias e autistas de Maria de Lurdes Rodrigues.

Os 200 professores foram convocados por SMS, como, aliás, já sucedeu noutras ocasiões. Num gesto de capacidade de iniciativa, para além das estruturas sindicais. Para hoje, os sindicatos colocaram-se à margem, questionando a oportunidade da espontaneidade docente.

Talvez até seja uma discussão desprovida de sentido, mas questionamos na mesma: não será o comício do PS/Governo a verdadeira contra-manifestação? não foram a maioria das intervenções no comício do PS/Governo voltadas para a defesa da ministra da educação, uma semana depois da manifestação de 100.000 professores?

Lembram-se quando foi a última vez que houve um comício nacional (!?) de 5000 pessoas de apoio a um governo? Lembram-se também da história da organização deste comício: começou para uma grande praça e acabou num pavilhãozinho?

O PS/Governo tem o direito de se manifestar, mas será que um grupo de professores também não tem o direito de continuar um protesto que já começaram há muito? Será que houve alguma desordem, alguma provocação?

O comício do PS é uma iniciativa da sua corrente governamental. Não é uma iniciativa no qual todos os militantes do PS se revejam. Seria interessante saber quantos dos presentes no pavilhão do Académico eram dirigentes distritais, locais e "boys" socráticos do aparelho de Estado ...

Ficou provado hoje que o Governo não tem o apoio dos próprios militantes socialistas e muito menos dos eleitores que votaram PS nas últimas eleições ...

Sem comentários: