tribuna socialista

domingo, março 30, 2008

PATERNALISMO ?! ...

O Presidente Cavaco Silva regressou de Moçambique e assistiu à grande telenovela do momento, "Quero o meu telemóvel, já!". Viu um exemplo do que se vai passando, um pouco por algumas escolas portuguesas. Ficou preocupadíssimo e vai receber o Procurador Geral ...

Será que Cavaco Silva já não sabia o que se passava nas escolas portuguesas? Quanto mais não seja, através das reuniões periódicas que tem com o primeiro-ministro Sócrates?

Será que a resposta presidencial à crise nas escolas portuguesas se resume a um encontro com o Procurador Geral da Republica?

Parece que existe algum paternalismo na resposta presidencial. O que se passou na Escola Carolina Michaelis, do Porto, não é um caso isolado, não é um problema criminal, é, isso sim, um retrato (mais um!) da crise que reina na educação em Portugal. Uma crise que se acentua com a falta de políticas adequadas por parte do Ministério de Maria de Lurdes Rodrigues e por parte do primeiro-ministro José Sócrates.

Concordamos com Franscisco Louçã quando considera que "Não é o tribunal que vai resolver a indisciplina, o tribunal resolve crimes", sublinhou, considerando que levar os problemas de indisciplina para dentro de um tribunal "é desistir de os combater".

Sem comentários: