tribuna socialista

sexta-feira, abril 25, 2008

CAVACO SILVA E OS JOVENS ...

Cavaco Silva hoje no discurso durante as formalidades oficiais comemorativas do 34º aniversário do 25 de Abril "mostrou-se hoje "impressionado" com a ignorância de muitos jovens sobre o 25 de Abril e o seu significado e denunciou uma "notória insatisfação" dos portugueses com o funcionamento da democracia." (in, Público on line). Para tal, citou, qual economês, os resultados de um inquérito realizado junto de jovens com idades compreendidas em tre os 15 e os 19 anos.

O deficit de participação das pessoas na vida política, sejam os referidos jovens, sejam outras pessoas de outros extractos etários, é o resultado do modelo democrático que os políticos e os partidos do centrão, Cavaco Silva incluído, promoveram. Todos se lembram do que aconteceu durante os governos do próprio Cavaco Silva e todos se lembram da "lição de democracia" (!!...) que o actual Presidente da República deu na sua última deslocação à ilha da Madeira.

Hoje todos, de um lado ao outro do espectro político evocam o alheamento das pessoas da actividade política. Só que convém analisar quais são aqueles que só falam disso em discursos formais e aqueles que lutam para que essa intervenção política, social e cívica possa ter lugar a todos os níveis da sociedade, por exemplo, nas empresas (públicas e privadas), nas Forças Armadas, nas forças policiais, ...

Para Cavaco Silva e para os que resumem a vida política aos debates parlamentares e à carreira nos partidos políticos, o ideal seria ver os jovens agrupados em organizações partidárias ou enquadrados em organizações mais ou mesmos institucionais. Ora esse é um modelo muito pouco apelativo e mobilizador. É a reprodução de uma modelo de democracia baseado no efeito do funil ...

Exemplos mobilizadores para a intervenção social, são as manifestações que os professores e as populações locais têm realizado por outra Escola e pelo direito à Saúde. Esses são o exemplo vivo de pessoas que se unem para lutarem por algo de concreto! Tal como foi a luta contra as portagens no tempo do primeiro-ministro Cavaco Silva.

E sobre esses exemplos sabemos qual a reacção de Cavaco Silva!

Sem comentários: