tribuna socialista

quinta-feira, setembro 23, 2010

BASTA DE NACIONALISMOS BACOCOS E ABSTRACTOS!...

Manuel Alegre criticou quem "coloca a ideologia e os interesses acima do interessa nacional" .

Pois eu coloco a ideologia e os interesses que essa ideologia representa, acima do interesse nacional. Chega de nacionalismos bacocos e abstractos, numa era em que as ideologias dominantes têm uma dimensão internacional.

Será que quando Sócrates apoiou Durão Barroso para Presidente da Comissão Europeia, o fez para "defender o interesse nacional" já que Barroso também é português ? Será que os banqueiros do BPN e do BPP agiram em nome do "interesse nacional" ? Será que o interesses envolvidos nas jogatanas da Bolsa nacional, têm alguma coisa a ver com o "interesse nacional" ? Será que os trabalhadores que se manifestam contra as deslocalizações das empresas, contra os baixos salários, contra a precariedade, contra o desemprego, ... , não estarão a defender o "interesse nacional" ?

Eu acredito que a democracia e as liberdades, partes integrantes de uma alternativa socialista suplantam as fronteiras nacionais assim como o interesse social nesta alternativa. O português que trabalha por conta doutrem não tem os mesmos interesses do português que o explora. Mas o português que trabalha por conta doutrem tem os mesmos interesses do espanhol, do alemão, do francês, do grego, do italiano, do sueco, do inglês ... que estão nas mesmas condições de assalariados.

Por causa disto é que acontecerá em 29 de Setembro, uma JORNADA EUROPEIA DE LUTA CONTRA A AUSTERIDADE E OS ATAQUES AOS DIREITOS SOCIAIS.

Sem comentários: