tribuna socialista

quarta-feira, setembro 08, 2010

CASA PIA: A PEDÓFILA É CRIME E A JUSTIÇA NÃO É UM CAMPEONATO!

O processo sobre os casos de abuso de menores e de adolescentes na Casa Pia exibe, antes de mais, uma profunda mudança quanto à apreciação social sobre a pedófilia: é um CRIME !

Este não é um processo que deva ser olhado só para os anos que foram investigados. Os abusos e a violentação de menores terão, ao que parece, dezenas e dezenas de anos.

Sendo a Casa Pia uma instituição gerida pelo Estado, deveria também ser o próprio Estado a responder por anos e anos em que não viu, olhou para o lado, fez-de-conta, .... O Estado passou ao lado das vitimas e passou ao lado dos arguidos, onde também deveria constar!

Em todo este processo, durante todos os anos em que menores foram abusados e violentados, é indescritivel o pesadelo, o medo, a humilhação por que esses menores passaram e passarão no decorrer das suas vidas. O seu testemunho é, por isso, um acto de coragem que tem de ser protegido e defendido.

A condenação da pedofilia não pode ser reduzido a um espectáculo mediático, uma espécie de campeonato entre acusadores e acusados, entre vitimas e agressores. A condenação da pedofilia deveria merecer uma discussão pública, profunda, nacional e internacional sobre usos e costumes que as tradições resolvem incorporar como práticas inquestionáveis, numa sociedade onde o machismo, o marialvismo, o autoritarismo, o culto dos mediáticos, o obscurantismo hiper-religioso... , ocupam lugares num pedestal ao qual o comum dos cidadãos só são convidados a olhar sem nada questionar!

O processo da Casa Pia que só hoje, 8 de Setembro, terá mais um desenlace, com a divulgação do Acórdão, revela o estado lastimável em que a Justiça portuguesa se tem encontrado. Do lado da investigação, chovem muitas criticas justificadas, do lado das penas aos acusados mais criticas surgem. Sómente do lado dos vitimados, das antigas crianças da Casa Pia, surgiu um alívio perfeitamente justificado e compreensível.

O passo decisivo para que o processo da Casa Pia desse ínicio foi dado, é preciso recordar, através de um excelente trabalho de investigação de uma jornalista da SIC, Felicia Cabrita. Mas esse trabalho de investigação jornalistico, que deveria ser uma prática na imprensa escrita e falada, é muitas vezes anulado pelo ruído da imprensa sensacionalista que reduz a Justiça a um mero campeonato onde as bancadas são ocupadas por uma opinião pública comparável ao cenário dos torneios de gladiadores do tempo dos romanos!

Internacionalmente há, felizmente, uma onda crescente de repúdio em relação aos crimes de pedófilia. Os autores desses crimes são, muitas vezes, pessoas com poder mediático, com poder religioso, com poder financeiro. A Justiça deve ser implacável, mas sempre isenta e certeira, nestes e perante esses casos. O sofrimento dos vitimados não poderá nunca ser anulado com o sofrimento de acusados injustamente!

A minha homenagem à coragem dos miúdos da Casa Pia !

Sem comentários: