tribuna socialista

quinta-feira, fevereiro 10, 2011

EM DEMOCRACIA AS RESPOSTAS DEMOCRÁTICAS PASSAM POR ELEIÇÕES! O POVO, EM DEMOCRACIA, É O PODER!

O que é que conta mais ou deveria contar mais: as ditas agendas parlamentares ou as condições concretas de vida das pessoas?



O PCP anunciou uma Moção de Censura, mas ... parece que se arrependeu!

O Bloco de Esquerda não pensa nisso porque não quer dar o Poder à direita!...

O PS óbviamente que quer protelar ao máximo uma previsivel passagem a partido da oposição ...

O PSD e o CDS estão mortinhos por chegarem ao governo, animados pelas sondagens!

O Presidente da República, em segundo mandato, mostra que quer favorecer os sectores políticos que apoiaram a sua reeleição ...

Para além do sentir parlamentar, será que a revolta que cresce entre os trabalhadores pela permanente deterioração das suas condições de vida, serve só para alimentar periódicas manifestações ?



Não terá essa deterioração das condições de vida a ver com as consequências de políticas de austeridade impostas, sem nunca terem sido democráticamente sufragadas ? Diáriamente as notícias, dão conta das exigências da Comissão Europeia, dos governos, de instituições financeiras ... mas nunca se ouve nada sobre a auscultação das legitimas exigências de quem produz, de quem trabalha, de quem só parece ter deveres!

Calculismos parlamentares óbviamente que jogam contra o respeito de qualquer vontade popular democráticamente expressa. Contribuem também para o aumento crescente dos que se absterão porque duvidam da eficácia do seu voto que, depois, é sistemáticamente adulterado ao ritmo de mil e um joguinhos partidários.

A intervenção com eficácia perante uma crise que não foi criada pelos trabalhadores, exige respostas democráticas que envolvam esses trabalhadores!

Respostas democráticas em democracia, passam por eleições democráticas! A não ser que esta democracia esteja empenada, afunilada, manietada por uma minoria, e então o Povo terá de intervir directamente para que a plenitude e a qualidade da democracia seja restabelecida.



No Egipto, o Povo veio para a rua para lembrar que, em democracia, ele é o Poder!

Será que, por cá, também vai ser necessário ? ...

Sem comentários: