tribuna socialista

quarta-feira, maio 05, 2004

05 DE MAIO: MARX AINDA É ACTUAL!

Provavelmente já muito poucos socialistas se lembram dos tempos em que o PS descia às ruas e gritava "PARTIDO SOCIALISTA, PARTIDO MARXISTA"!

Também muito poucos (será mesmo assim?) dentro do PS se afirmarão como marxistas. O discurso oficial remete Marx para uma referência remota, distante.

Hoje, 05 de Maio, quando passa mais um aniversário do nascimento de Karl Marx, é um momento para poder reafirmar Marx como uma referência incontornável do socialismo.

Marx não é mais um filósofo, nem é tem nada de nada a ver com a aberração totalitária estalinista.

Marx é co-responsável por essa obra da acção socialista que foi/é o MANIFESTO COMUNISTA com uma consigna actual e verdadeiramente revolucionária nestes dias da globalização liberal: PROLETÁRIOS DE TODO O MUNDO:UNI-VOS

Como expressão dessa consigna, a criação da 1ª Internacional, foi a expressão da necessidade da organização internacional dos trabalhadores como forma de se poderem opor eficaz e alternativamente ao capitalismo.

Tudo muito actual, por mais exercícios de aprendizes de avestruz que alguns neo-socialistas tipo 3ª Via pretendam efectuar...

Redescobrir Marx em vez de o ignorar ou apelidar sem o conhecer, deveria ser um desafio para qualquer militante socialista. Seria também uma forma de afirmação socialista contra os ventos liberais que também atingem o interior do PS!

Sem comentários: