tribuna socialista

segunda-feira, maio 03, 2004

DEMOCRACIA & SOCIALISMO: Uma mudança de nome num blog com vontade de esquerda!

Este blog é um espaço da iniciativa de um militante socialista do Partido Socialista.

Mas com a intervenção na chamada blogosfera, tenho (re)descoberto que existe no Partido Socialista espaço humano e militante onde o querer socialista, o querer de esquerda, continua a ser um querer que não quer que o PS se desfigure e se normalize por entre os vícios crescentes de uma democracia cada vez mais distante de um Abril com 30 anos que foi Revolução. Revolução onde os militantes socialistas tiveram um papel activo na consolidação das conquistas revolucionárias e na prevenção contra desvios totalitários e esquerdistas. Os socialistas sempre souberam afirmar que a liberdade sem socialismo é uma formalidade e o socialismo sem liberdade uma caricatura e uma degeneração.

Este blog agora rebatizado como DEMOCRACIA & SOCIALISMO quer passar da iniciativa pessoal a um espaço colectivo de militantes do Partido Socialista que querem que o seu Partido se coloque à esquerda, se coloque no espaço dos movimentos sociais, participe nos debates das esquerdas, reafirme o socialismo - despido das suas caricaturas social-democratas e estalinistas - como a única alternativa global ao liberal-capitalismo globalizado.

Estas ideias e esta determinação política de esquerda, só por si, são já alavancas para lançar um debate entre socialistas e também um debate entre as esquerdas. Entre socialistas, na medida em que o PS está invadido por alguma gente que tem muito mais facilidade em falar de liberalismo e de social-democracia do que socialismo ou esquerda. Entre as esquerdas, porque há um projecto democrático e socialista que bebe a sua inspiração no património histórico das correntes marxistas, libertárias e socialistas anti-totalitárias que precisa, não de nichos separados das massas, não de pedestais intelectualmente "à parte", mas tem absoluta necessidade de estar onde os trabalhadores, os jovens, as pessoas estão!

Este blog é também um espaço que se abre ao debate de dentro para dentro e para fora do PS. Não é como alguns chamados "Clubes" de mediáticos socialistas que surgem de fora do PS para depois nada fazerem a não ser alguns fretes aos seus criadores ávidos de mais mediatismo e ... só isso!

Fixem este nome DEMOCRACIA & SOCIALISMO! E participem!

DEMOCRACIA & SOCIALISMO

Sem comentários: