tribuna socialista

quinta-feira, maio 27, 2004

O DEBATE SOBRE A EUROPA TEM DE SER UM DEBATE POPULAR E NÃO RESTRITO!

É falso que exista um consenso sobre a Europa que se quer. Sobre a Europa tudo tem de estar em discussão. Até porque a Europa que se tem vindo a construir tem muito mais a ver com uma visão neo-liberal e capitalista do que com uma visão democrática, social, participada, de justiça social, ou seja, socialista!

A Europa neo-liberal tem-se afirmado sempre, à margem dos cidadãos europeus. E é preciso reconhecê-lo que o papel dos dirigentes socialistas do Partido Socialista Europeu tem sido muito pouco diferente do papel dos conservadores e direitistas.

Uma Europa democrática e social precisa da participação do movimento social, precisa de reconhecer como vital a participação do movimento social. Do movimento social formado pela participação dos cidadãos enquanto, dos trabalhadores e das suas diversas organizações, dos jovens e das suas iniciativas e organizações, dos reformados, dos agricultores, dos consumidores e, sobretudo, precisa de reconhecer todas as formas de auto-organização que visão propiciar uma intervenção mais activa de todos na política e no social.

A política não deve ser exclusiva dos políticos e/ou de especialistas. É uma visão da política que afasta, marginaliza, torna desinteressante aos olhos dos cidadãos a sua própria e vital intervenção.

O apelo à intervenção dos cidadãos deve ser feita na base de propostas políticas e sociais mobilizadoras e não na base da abstracção ou de propostas que têm a sua origem em foruns onde o cidadão não é nunca chamado a intervir.

Fixemos duas questões importantes:

* A Europa precisa de uma Constituição? Se precisa, precisará então de mobilizar os cidadãos para uma Assembleia Constituinte democrática e universalmente mandatada por sufrágio directo. O que tem vindo a aocntecer com o projecto Giscard D'Estaing é tudo menos democrático e mobilizador...

* A Europa precisa de um Salário Mínimo Europeu como forma de se eliminarem as graves diferenças existentes. É uma proposta avançada pelos socialistas franceses da tendência "Democratie & Socialisme" que subscrevo inteiramente e que merecia um debate sério.


São duas questões concretos que deveriam merecer a atenção do fórum "Europa é connosco", o qual deveria chamar para o debate não só políticos, especialistas e empresários, mas sobretudo, organizações sindicais, organizações de consumidores, organizações populares ... em suma, os representantes dos cidadãos que, no dia-a-dia, apanham com as consequências da Europa liberal e das suas políticas!

Ficam estas ideias...

Sem comentários: