tribuna socialista

terça-feira, novembro 08, 2005

MANUEL ALEGRE E AS ESQUERDAS PRESIDENCIAIS

Ontem na TVI, Manuel Alegre não foi muito esclarecedor sobre os objectivos políticos da sua candidatura. Deixou-se levar pelas perguntas de cochicho da entrevistadora. A certa altura, mais parecia uma entrevista sobre as relações entre Manuel Alegre e Mário Soares ou sobre as guerras internas no PS.

Manuel Alegre não disse claramente o que o distingue das outras candidaturas. Nem quanto às candidaturas ds esquerdas nem quanto à candidatura da direita.

Quanto às candidaturas das esquerdas, Manuel Alegre repetiu o que os outros quatro das esquerdas também dizem: não há problema nenhum quanto à divisão das esquerdas, depois na 2ª volta a esquerda ganhará!

Que a esquerda tem ganho presidenciais graças à unidade do chamado Povo de esquerda, é um facto! Mas também é um facto que essa unidade popular faz-se suplantando sempre as hesitações e os "ses" das diversas direcções das esquerdas. Nas eleições presidenciais de 2006, o que é visível e notório é que, mais uma vez em 30 anos, as esquerdas não foram capazes de discutirem uma alternativa de unidade. Esta é que é a realidade!

Se as esquerdas tivessem tido essa capacidade de convergência, certamente que não estaríamos, neste momento, a fazer contas e mais contas para se passar à 2ªvolta.

As presidenciais de 2006 exibem também o grau de parlamentarização a que chegaram as esquerdas: pensam mais em votos do que em acção social!

Mário Soares (o candidato do governo), Manuel Alegre (um candidato com potencialidades de transversalidade à esquerda), Jerónimo de Sousa (o candidato do PCP) e Francisco Louçã (o candidato do BE), têm TODOS responsabilidades no estado a que chegaram as relações entre as esquerdas. Têm responsabilidades também no nível ZERO do debate político e sobre as perspectivas para este País!

2 comentários:

Mario Garcia disse...

Caro João Freire,

Na entrevista de ontem na TVI, Manuel Alegre só se deixou «levar pelas perguntas de cochicho da entrevistadora» sobre Soares e razão de ser da sua candidatura contra o PS, pois esse é o seu paradoxo, a sua contradicção fundamental.
Os ataques de Manuel Alegre a Soares (q revejo exactamente neste momento no Telejornal da RTP1) não lhe ficam bem.
Tal como é inacreditável q Alegre tenha dito q a sua porta-voz, Inês Pedrosa, não fala em seu nome!
Mas a direita vai continuar a dar cobertura a qualquer rombo no barco da esquerda (como se provou pelo facto de ninguém ter comentado a inacreditável, populista, inconstitucional e ilegal proposta de Manuel Alegre de querer impedir a candidatura eleitoral de cidadãos pronunciados em processos crime - onde fica a presunção de inocência?).

Já agora, classificar a candidatura de Mário Soares como «o candidato do governo» é pouco polido e insultuoso para os seus apoiantes.

Geosapiens disse...

Caros,
mario garcia "calma pá"...;)
quanto ao resto...gostei do teu artigo João Freire...e ao contrário do mario garcia concordo em parte com a tua afirmação...o Mário Soares começou como "candidato do Governo"...veremos como descalça a bota...
...já sabem a minha opinião...apoiarei a Manuela Magano se esta conseguir as assinaturas (que acho que conseguiremos)...será uma lufada de ar fresco e permitirá a muitos novos eleitores e desiludidos se expressarem...e acho que mesmo que esta tenha 3 a 6% dos votos retirará a vitória a qualquer candidato messiânico...
...a ti um abraço...