tribuna socialista

quarta-feira, setembro 27, 2006

LAICIDADE: Conferência da Associação República e Laicidade


A associação R&L, acedendo ao simpático convite que lhe foi endereçado pelo Cube UNESCO da cidade do Porto, estará presente, na próxima sexta feira, com uma intervenção de Luis Mateus, no ciclo de conferências sobre Religião e Sociedade que aquela agremiação está a levar a efeito.

A entrada é livre e aqui fica endereçado o convite a quem quiser/puder assistir.

Com as nossas saudações republicanas e laicas,
aqui deixamos também o texto de apresentação da iniciativa:

Independentemente da opinião pessoal de cada um, eminentemente respeitável, é forçoso reconhecer que estes últimos trinta anos trouxeram á sociedade portuguesa uma vasta pluralidade religiosa.

A um tecido inicial católico, agnóstico ou ateu e onde judeus e anglicanos constituíam aves raras, juntaram-se inúmeras correntes de tradição protestante. A descolonização reforçou o peso dos muçulmanos e hindus. Começámos igualmente a apercebermo-nos da presença budista e da bahá’i. A emigração do leste europeu trouxe consigo a componente ortodoxa.

E é inegável que as convicções religiosas ou não religiosas de cada um, mais ou menos secularizadas, se tornaram um factor de agregação, que o respeito pelos princípios constitucionais da liberdade religiosa, de associação e de culto, tem permitido compatibilizar.

Mas é evidente que a coesão social da sociedade portuguesa, fruto da solidariedade de gerações e todas as suas múltiplas componentes, necessita para se reforçar e vencer as eventuais tensões que a sua diversidade pode gerar, que saibamos criar condições para vencer tais desafios.

Como criarmos laços, sem nos conhecermos ? Sem nos expormos, sem falarmos e sem nos tentarmos perceber uns aos outros, no que temos de muito intimo ?

Por isso, organizámos no nosso Clube Unesco um ciclo de conferências sobre Religião e Sociedade que visa tornar os nossos associados senhores de um conhecimento que pode ser uma alavanca para a Paz, sem adoptarmos qualquer posição de capela.

Assim, no próximo dia 29 de Setembro de 2006, pelas 21H20 realiza-se no salão nobre do Instituto das Artes e da Imagem á Praça Coronel Pacheco, 1 (Antigo Colégio Almeida Garrett) mais uma Conferência, desta feita sobre a questão da Laicidade, pelo Dr. Luís Mateus, Presidente da Associação República e Laicidade.

Convidamos os nossos associados e amigos a comparecerem na certeza de que as questões a serem abordadas são actuais e prementes.

REPÚBLICA e LAICIDADE - associação cívicamensagem enviada por Luis M. Mateus

Sem comentários: