tribuna socialista

quinta-feira, dezembro 04, 2008

ESTUDANTES EM LUTA CONTRA O "ESTATUTO DO ALUNO" (*)

Viseu, 04 Dez (Lusa) -- Quase dois mil alunos das três secundárias de Viseu concentraram-se hoje no Rossio, frente à Câmara Municipal, num protesto que incluiu arremesso de ovos, bolos e maçãs e, segundo estudantes, a utilização de gás pimenta.

Os estudantes fecharam a cadeado as escolas secundárias Emídio Navarro, Alves Martins e Viriato. Segundo fonte policial, na cidade foi ainda fechada a cadeado a Escola EB 2,3 Infante D. Henrique.

Segundo Maria Isabel Quaresma, da Associação de Estudantes da Secundária Alves Martins, quando "a PSP de Viseu foi retirar os cadeados à Alves Martins, foi lançado gás pimenta".
"Muitos alunos ficaram a tossir e tiveram de recuar", alegou.

Também Raquel Silva, aluna da Secundária Alves Martins, refere que "foi atirado gás pimenta. O ar estava irrespirável".

"Senti uma impressão na garganta e os olhos a arder", sustentou.

O comandante da PSP de Viseu, Victor Rodrigues, garantiu por seu lado que os cadeados foram retirados nas quatro escolas "sem incidentes de maior". "Se foi atirado gás pimenta, não foi pelos nossos agentes", afirmou.

O mesmo agente contou ainda que "os alunos atiraram maçãs e bolos aos agentes. Alguns até ficaram com a farda suja".

Depois da manifestação no Rossio, os alunos seguiram para o Governo Civil, para entregar uma moção.

À entrada desta instituição, alguns alunos lançaram ovos contra os agentes da PSP, acabando por acertar também em alguns jornalistas.

O presidente da Associação de Estudantes da Escola Secundária Alves Martins, Guilherme Almeida, disse aos jornalistas que "o governador civil de Viseu ficou de entregar a moção à ministra da Educação".

Nesta ocasião, aproveitou ainda para "pedir desculpas pelos casos isolados que aconteceram e que as associações de estudantes não conseguiram controlar".

Gritando "os alunos unidos jamais serão vencidos", os estudantes das três secundárias da cidade de Viseu estiveram à porta da Câmara Municipal, "para que o presidente da Autarquia pudesse levar o recado à ministra da Educação".

"Logo cedo fechámos a escola e viemos para o Rossio mesmo antes que fossem retirados os cadeados", explicou Filipa Pereira, vice-presidente da assembleia-geral da Associação de Estudantes da Escola Secundária Viriato.

Os alunos da Secundária Viriato acabaram por passar pela Secundária Emídio Navarro, para chamar os colegas e rumarem para o Rossio, onde depois se lhes juntaram os estudantes da Alves Martins.

Pedro Sá, representante dos alunos no conselho pedagógico da Emídio Navarro, explicou que os protestos "são acima de tudo contra as incoerências do Estatuto do Aluno".
Uma opinião partilhada por Maria Isabel Quaresma, da Associação de Estudantes da Secundária Alves Martins, que exige também que "seja concedida uma educação gratuita, que é impensável enquanto os livros escolares custam 30 euros!".

"Também dizemos não às aulas de substituição", referiu ainda.

(*) CMM.
Lusa/Fim

Sem comentários: