tribuna socialista

segunda-feira, dezembro 08, 2008

HUGO CHAVEZ E O PODER: ATÉ QUE A MORTE OS SEPARE! ...

Hugo Chavez está a empreender nova luta na "sua" Venezuela: emendar a Constituição para se perpetuar no Poder!

Esta parece ser a verdadeira imagem do "seu" socialismo (!) para o século XXI: poder pessoal e populismo.

Tem sido eleito democráticamente, é um facto. Mas o modo como se instala na televisão - transformada numa verdadeira máquina de dominação ideológica - e o empenhamento que põe na possibilidade de se perpetuar no poder, faz da sua fraseologia socialista, sómente isso ... fraseologia! E como todos os dirigentes autoritários ditos socialistas, acabam por utilizar os trabalhadores como
uma espécie de joguetes ...

Se bem repararem, se bem analisarem, também os intentos pessoais de poder de Chavez aumentam à medida que a democracia dos trabalhadores vai diminuindo ...

E Hugo Chavez no dia em cair do poder ... para a direita, nem vai perceber que quem o venceu foi a sua cegueira e a sede de Poder ... pessoal e populista!

4 comentários:

Anónimo disse...

Será?

Anónimo disse...

Algum dia pretendo entender por que todo líder "socialista" tende a tomar rumo para a ditadura, será que Socialismo nunca vai rimar com democracia?
A TV como é feita, já é dominação ideológica. Ignorantes infelizmente podem ser a maioria. Antes de reclamar do Chavez, falaria sobre os noticiários tendenciosos, programas sem sentido e dos pastores que estão tomando conta da transmissão no Brasil.

João Pedro Freire disse...

Para "politinagem",

Ainda bem que colocas entre "" a palavra socialista quanto te referes às experiências ditas "socialistas" que deram em ditadura/totalitarismo.
Qualquer marxista que se reclame de Marx (o Karl, o genuíno!)terá sempre uma posição de total oposição a qualquer experiência autoritária e/ou totalitária de "socialismo". E isto porque o objectivo do socialismo/comunismo não é tornar o Estado uma máquina monstruosa e totalitária, mas extinguir o Estado!
Mas nos nossos dias, as experiências totalitárias estão muito ligadas à expressão política do neo-liberalismo. Em nome do ataque ao terrorismo, as chamadas democracias liberais têm cometido inumeros atropelos às liberdades individuais e colectivas, aos direitos democráticos e sociais e agora até recorrem à intervenção do (SEU! ... é preciso que se diga) Estado para fazerem face à crise capitalista criada pela bolha especulativa que eles (os capitalistas e os neo-liberais) foram criando ao longo de anos e anos, à custa da "mão invisivel" que, afinal, acabou por não ser capaz de regular coisissima nenhuma.

João Pedro Freire (Editor)

Anónimo disse...

Sendo grande parte do povo ignorante politicamente é sempre difícil instaurar o "Socialismo" sem que os senhores do dinheiro caiam, sem que haja o mínimo de "autoritarismo".
Fazer o bem não é fácil. Tanto não o é que para se fazer justiça e igualdade houve sempre quem se pusesse logo por cima delas.
Todos nós sabemos disto..